Quando uma empresa de IA partilha receitas publicitárias com os jornais
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta prática seria implementada foi feito no Verão.
Na plataforma Perplexity, os utilizadores podem fazer perguntas, incluindo sobre a actualidade, e recebem a resposta em forma de sumário, organizado por pontos, juntamente com uma lista de fontes, imagens e vídeos. No final da resposta, surgem sugestões de outras perguntas que permitem aprofundar o tema.
Segundo a Press Gazette, a publicidade aparece sob a forma de “pergunta patrocinada” na secção “Questões relacionadas”, no final da resposta à pergunta do utilizador.
“Está a correr muito bem. Estamos num período experimental neste momento, por isso estamos a fazer testes para assegurar aspectos como a segurança da marca”, relata Jessica Chan, responsável pelas parcerias de publicidade com editores.
“Esperamos ampliar [o processo] de forma mais ‘agressiva’ no próximo ano”, acrescenta.
A percentagem das receitas partilhadas com os editores varia de acordo com o número de links citados, e estima-se que esteja limitada a 25%, avança a Press Gazette.
A partilha de receitas faz parte de um programa especial de parcerias criado pela Perplexity para se aproximar das empresas de media (Perplexity Publishers' Program). O programa prevê, também, o acesso das equipas editoriais ao software da Perplexity para, por exemplo, criar sistemas de chatbot para os seus próprios sites noticiosos.
O programa conta a participação de organizações de media como a Time, Der Spiegel, Fortune, The Texas Tribune, The Independent, entre outras.
Pelo contrário, a Forbes e o Grupo Dow Jones (que detém o Wall Street Journal) apresentaram queixa este ano contra a Perplexity por uso indevido dos seus conteúdos editoriais.
(Créditos da imagem: site da Perplexity)