A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity por violação de direitos de autor, noticia o Eco.

“Este processo é interposto por editores e meios noticiosos que procuram uma compensação pelo esquema descarado da Perplexity de competir por leitores e, ao mesmo tempo, beneficiar do conteúdo valioso que estes meios produzem”, diz o texto da queixa, citado pela Reuters.

A Perplexity, fundada em 2022, desenvolve sistemas de IA generativa que prestam informação aos utilizadores a partir de dados recolhidos online.

No entanto, segundo os jornais que apresentaram a queixa, a empresa tecnológica utiliza “cópias ilegais do conteúdo protegido por direitos de autor das publicações” e desvia “clientes e receitas fundamentais dos respectivos detentores desses direitos de autor”.

“A Perplexity perpetua um abuso de propriedade intelectual que prejudica jornalistas, escritores, editores”, disse o CEO da News Corp, Robert Thomson, em comunicado, citado pela Reuters.

Em Julho deste ano, a Dow Jones e o New York Post enviaram uma carta à Perplexity alertando a empresa para estas questões e “oferecendo-se para discutir um possível acordo de licenciamento”. No entanto, as marcas editoriais alegam que a empresa “não se preocupou em responder”.

Além da Dow Jones e do New York Post, também a Forbes já tinha acusado a Perplexity de plágio, e o jornal New York Times exigiu que a empresa de IA parasse de utilizar o seu conteúdo.

A Perplexity não é a única empresa envolvida em casos judiciais movidos pelas organizações de media. Também a Microsoft e a OpenAI estão com alguns processos em tribunal pelo uso indevido de conteúdo para treino dos modelos de IA. Por outro lado, uma grande parte das empresas noticiosas tem estabelecido acordos com as plataformas digitais, procurando benefícios para ambos os lados.

Também nesta linha, a Perplexity lançou, em Julho deste ano, um programa de parcerias que prevê a partilha com os jornais das receitas com publicidade.