Nos últimos meses, empresas de média por todo o mundo têm tomado posições antagónicas relativamente às gigantes tecnológicas: se, por um lado, algumas estão a celebrar acordos de parceria com as plataformas digitais, outras têm avançado com processos judiciais.

Em causa está sobretudo o uso, pelas big tech, dos conteúdos publicados pelas empresas de média para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT.

A Press Gazette publicou uma lista das empresas que estão de um lado e do outro da “barricada”. Estes são alguns dos principais órgãos de comunicação social já identificados.

Empresas que fizeram acordo com as gigantes tecnológicas

  • Financial Times: o jornal britânico foi a primeira grande publicação do Reino Unido a anunciar um acordo com a OpenAI. A decisão possibilita que a empresa tecnológica utilize os conteúdos do jornal para treinar o seu modelo de IA, bem como para fornecer respostas aos utilizadores, disponibilizando hiperligações directas para os textos originais.
  • Le Monde: o principal jornal francês anunciou, em Março deste ano, o estabelecimento de um acordo com a OpenAI, permitindo que esta empresa tenha acesso aos artigos publicados no diário.
  • Prisa Media: o grupo de média espanhol, que detém, entre outros títulos, o El País, fechou um acordo com a OpenAI, assegurando que as respostas dadas pelo ChatGPT passam a disponibilizar links para as notícias publicadas pelos jornais do Grupo.
  • Axel Springer: o grupo que detém publicações como o Politico, Business Insider, e Bild acordou com a OpenAI, no final do ano passado, que a gigante tecnológica pode usar os conteúdos editoriais para desenvolver os seus produtos de IA, ao mesmo tempo que os jornais podem usar a tecnologia da OpenAI para criar produtos editoriais. Mais tarde, o grupo editorial fechou também um acordo com a Microsoft.
  • Dotdash Meredith: este grupo editorial, que inclui títulos como a revista People, assinou um acordo por vários anos com a OpenAI para que os seus conteúdos e links possam aparecer nas respostas sugeridas pelo ChatGPT.
  • Também as agências noticiosas Reuters e Associated Press celebraram recentemente acordos com a OpenAI.

Empresas que estão a processar as Big Tech

  • New York Times: o jornal norte-americano foi o primeiro, no final de 2023, a abrir um processo judicial contra a Microsoft e a OpenAI, exigindo uma compensação de "milhares de milhões de dólares" pelo uso não autorizado de milhões de artigos do jornal. O New York Times argumenta que essas acções têm resultado na perda significativa de receitas. 
  • Alden Global Capital: oito jornais norte-americanos geridos por este fundo de investimento avançaram com um processo contra a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos de autor, segundo anúncio publicado no final de Abril. Entre os títulos, encontram-se o New York Daily NewsChicago TribuneOrlando SentinelSouth Florida Sun Sentinel e Denver Post.
  • The Intercept: o jornal digital de investigação processou, já este ano, a OpenAI e a Microsoft por infringir os direitos de autor, incluindo por eliminar o nome dos autores e os títulos das notícias usadas pelos modelos de IA.
  • Raw Story e AlterNet: também estas duas publicações norte-americanas estão a processar a OpenAI.

A Press Gazette continuará a actualizar a lista à medida que novos acordos ou processos sejam anunciados.

(Créditos da imagem: rawpixel.com no Freepik)