O governo regional dos Açores apresentou, no passado dia 19 de Novembro, o Plano de Acção para os Media Açorianos, visando o apoio aos órgãos privados, publicidade institucional e formações, entre outros apoios, noticia o Observador.

Este Plano de Acção prevê a alocação, em 2025, de dois milhões de euros ao sector dos media na região, valor que deverá ter um reforço anual de 200 mil euros até 2028.

“Estamos a dobrar disponibilidades de subvenção pública àquela que é a referência histórica do apoio à comunicação social privada nos Açores. É um esforço significativo do ponto vista orçamental”, anunciou José Manuel Bolieiro, presidente do governo regional (PSD/CDS-PP/PPM), citado pela Lusa.

O plano está organizado em quatro eixos: um sistema de incentivos aos media privados; compra de pacotes de publicidade institucional; assinatura de títulos regionais para escolas e instituições de solidariedade; e formação de jornalistas, com parceria entre o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) e a Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas nos Açores.

O objectivo é “contribuir para a sustentabilidade económica” dos meios de comunicação social regionais, “sempre tendo por garantido o ‘escrutínio’ dos apoios concedidos e numa lógica de complementaridade com o Plano de Acção para a Comunicação Social, já apresentado pelo Governo de Portugal”, lê-se num comunicado do governo regional açoriano.

(Créditos da imagem: Freepik)