Relatório sobre jornalismo local e desertos noticiosos na Europa

Na sequência do programa Local Media for Democracy (LM4D), foi publicado um relatório sobre o combate aos desertos noticiosos e os factores de sucesso para um jornalismo local estável, anuncia a organização International Media Support (IMS), uma das instituições parceiras do programa.
O LM4D foi criado para dinamizar e estudar o jornalismo local pela Europa, tendo canalizado 1,2 milhões de euros para fortalecer as competências das redacções no que diz respeito à inovação, estratégias de negócio e envolvimento do público, com vista à sua sustentabilidade e independência.
O programa, que decorreu entre Fevereiro de 2023 e Julho de 2024, abrangeu 42 organizações de 17 países da União Europeia — incluindo quatro redacções portuguesas, a Mensagem de Lisboa, 7 Margens, Sul Informação e Região de Cister —, permitindo um estudo comparativo pela Europa.
Fizeram parte do programa jornais em papel e sites noticiosos, estações de rádio, projectos de jornalismo investigativo, startups e grupos comunitários activistas.
O relatório que é agora publicado inclui informação sobre o programa LM4D (sua implementação e resultados), estudos de caso sobre projectos com impacto nos desertos noticiosos (espaços geográficos em que é praticamente inexistente a publicação de notícias) e recomendações para futuros programas da mesma natureza.
Aprendizagens e recomendações
- Ao mesmo tempo que os apoios de longo prazo são essenciais, o financiamento mais direccionado para o desenvolvimento de produtos ou serviços específicos também pode “desbloquear iniciativas dentro das redacções e desencadear ciclos de inovação e crescimento”.
- A adopção de uma abordagem orientada para a avaliação de impacto permite um olhar mais fino na definição de objectivos, grupos-alvo, indicadores, métodos de monitorização do projecto, etc.
- A identificação correcta e aprofundada das necessidades dos projectos torna o investimento mais eficiente, uma vez que são criadas respostas ajustadas àquilo que faz falta a cada equipa, incluindo acções de formação, mentoria, consultoria, etc.
- Para o envolvimento do público, foram exploradas estratégias como a organização de focus groups, debates, reuniões editoriais abertas, workshops…
- Os financiadores precisam de reconhecer o papel crucial que os media locais desempenham para que todo o ecossistema mediático seja saudável, uma vez que estes dão resposta a comunidades que, de outra forma, estariam isoladas.
- Quando são criados programas de apoio aos media, é benéfica a constituição de redes de partilha entre as organizações participantes, pois estas facilitam a disseminação do conhecimento e das práticas de sucesso.
- Os decisores políticos devem comunicar com as entidades que dinamizam programas de apoio a redacções locais, para que as políticas a implementar sejam informadas pelos resultados e aprendizagens do terreno.
- As organizações de media devem criar parcerias com especialistas locais em marketing digital para desenvolver estratégias eficientes para o seu mercado específico.
O LM4D foi um projecto-piloto de 18 meses lançado por um consórcio composto pela Federação Europeia de Jornalistas (EJF), Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF), IMS (International Media Support) e Journalismfund Europe; e co-financiado pela Comissão Europeia, a organização filantrópica Porticus e a King Baudouin Foundation.
(Créditos da imagem: site do International Media Support)