O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio da Marktest.

Os resultados são referentes ao primeiro semestre de 2024 e contaram com as respostas de 6006 inquiridos, com 15 anos ou mais, residentes em Portugal Continental.

É o auto-rádio o aparelho mais utilizado pelos portugueses para a escuta de rádio (77,9%), estimando-se que tenha actualmente 6,69 milhões de utilizadores.

Em segundo lugar, surge o telemóvel (30,4%), seguido pelo computador (22%), rádio portátil (14,5%) e aparelhagem hi-fi (11%).

Do ponto de vista das mudanças de consumo de rádio verificadas nos últimos dez anos, o telemóvel é aquele que apresenta um maior crescimento, tendo o número de utilizadores duplicado desde 2014. A utilização no computador também aumentou, assim como a escuta no auto-rádio.

Já nos rádios portáteis e nas aparelhagem hi-fi, o número de utilizadores diminuiu nos últimos dez anos.

“Os indivíduos entre 35 e 44 anos, os técnicos especializados e pequenos proprietários, os pertencentes às classes sociais mais altas ou os residentes na Grande Lisboa estão entre quem tem mais afinidade com escutar rádio através do telemóvel”, lê-se no comunicado de divulgação do estudo.

(Créditos da fotografia: freestocks no Unsplash)