Um recente estudo da Gallup revelou que a percentagem de norte-americanos que diz confiar nos meios noticiosos desceu para valores até agora nunca registados, noticia o Axios.

Apenas 31% dos inquiridos este ano afirmaram ter “alguma” ou “muita” confiança de que as notícias são reportadas de forma “completa, precisa e justa”. Esta percentagem compara com os 32% registados no ano passado, valor semelhante ao de 2016, quando se tinha verificado o valor mais baixo até à data.

“Pelo terceiro ano consecutivo, há mais adultos norte-americanos sem confiança nenhuma nos media (36%) do que adultos que tenham alguma ou muita confiança”, lê-se no texto de divulgação do estudo da Gallup.

Até 2003, mais de metade da população dizia ter confiança nos jornais, televisão e rádio.

Segundo o inquérito da Gallup, actualmente, a comunicação social é uma das instituições cívicas e políticas em que os cidadãos menos confiam.

Embora normalmente os apoiantes do Partido Republicano apresentem valores significativamente mais baixos do que os restantes eleitores (apenas 12% confiam nos jornais), nos últimos anos a tendência de queda na confiança nos media tem-se registado também na restante população.

Tanto nos cidadãos independentes como nos apoiantes do Partido Democrata, as percentagens de confiança estão próximas dos valores mais baixos de sempre — 27% e 54%, respectivamente.

Ainda de acordo com o estudo, a população mais jovem tem contribuído em boa medida para esta quebra dos valores. Na faixa etária entre os 18 e os 29 anos, praticamente apenas um em cada quatro jovens (26%) confia nos meios noticiosos.

A Gallup, empresa de estudos de opinião dos EUA, começou a medir a confiança da população nos media em 1972, mas só a partir de 1997 é que o começou a fazer consistentemente. Nos anos 1970, os níveis de confiança rondavam os 70%. Já nos anos 1990 e início dos anos 2000, as percentagens baixaram para 51% e 55%.

A pergunta feita aos inquiridos foi: “Que grau de confiança tem nos meios de comunicação de social — como jornais, televisão e rádio — no que diz respeito a reportar as notícias de forma completa, precisa e justa? Muita, alguma, pouca ou nenhuma confiança?”

(Créditos da imagem: gráfico do estudo da Gallup)