Os novos desafios do jornalismo na era das redes sociais
Com a era digital e o aparecimento das redes sociais, os “media” tiveram que adaptar o seu “modus operandi”, de forma a criar conteúdos atractivos para as camadas mais jovens da sociedade.
No entanto, segundo notou Denise Becker num artigo publicado no “Observatório da Imprensa” -- associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- este tem sido um processo complicado para muitos títulos, que ainda não compreendem o funcionamento destas novas plataformas.
Becker nota, neste sentido, que a maioria dos jornalistas continua a basear-se nos princípios tradicionais da profissão, em que a informação e os factos são as prioridades.
Por outro lado, os utilizadores das redes sociais demonstram-se cada vez mais exigentes, procurando consumir notícias que os entretenham e que vão ao encontro dos seus interesses pessoais.
Ainda assim, alguns especialistas consideram que os editores não devem focar toda a sua atenção na produção de vídeos para redes sociais como o TikTok ou o Snapchat.
A título de exemplo, Samuel Lima, da revista “objETHOS”, sublinha que o sucesso dos “media” nas redes sociais é algo ilusório, controlado por um algoritmo.
Por outro lado, o professor Nicholas Diakopoulos diz que os obstáculos ao progresso e inovação nas organizações de notícias resultam de processos culturais, em parte porque o jornalismo não veio de uma cultura de “design” centrada nos valores das pessoas.
Segundo este especialista, o jornalismo é muito parecido com a Ciência da Computação, porque ambas as áreas se preocupam com a informação.
Abril 21
Contudo, Diakopoulos defende que os “media” devem ter a capacidade de alinhar as duas áreas, com uma equipa focada na redacção de artigos e com outra responsável pelo desenvolvimento de “softwares” e análise de dados de consumo.
Becker ressalva, da mesma forma, que outro factor a ser considerado refere-se à sofisticação computacional muito desigual nas redações.
Isto porque, enquanto alguns títulos têm equipas multifuncionais bem estruturadas, compostas por jornalistas e especialistas em tecnologia, outros ainda têm dificuldade em analisar bases de dados ou desenvolver conteúdos para formatos específicos, como os vídeos do TikTok.
Posto isto, a autora considera essencial reflectir sobre o actual programa leccionado em faculdades de jornalismo, para que os novos profissionais tenham a capacidade de enfrentar os desafios desta nova era.
Com a introdução de uma nova estratégia, acredita Becker, haveria muitas oportunidades no uso da tecnologia para que o jornalismo melhorasse os seus processos, disseminasse informações verdadeiras e alcançasse mais cidadãos.
“Para isso, um bom começo seria desenvolver um senso de comunidade e colaboração entre jornalistas, academia e outras áreas de conhecimento”, concluiu.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
A Google lançou uma nova ferramenta chamada Google-Extended, que permite aos editores de sites escolherem não ter os seus dados usados para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da...
Inteligência Artificial (IA), será usada para escrever artigos personalizados para os leitores da Buzzfeed. O preço das acções da companhia disparou após a notícia de que vai usar a tecnologia...
Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que tinham deixado o Facebook, em 2018, lançaram-se agora num novo empreendimento para desenvolver aplicações sociais de próxima...
A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ser desenvolvida e aplicada em várias áreas de estudos.
Uma das mais recentes evoluções no campo da IA é uma...
O Facebook acaba de comprar uma startup de "interface cérebro-máquina", a CTRL-Labs, por um valor significativo. A empresa adquirida, usa uma combinação entre...
A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas dos mais diversos sectores. A Inteligência Artificial (IA) é, conforme Miguel Ormaetxea refere, na Media-tics, “a chave...