Fundadores do Instagram lançam a aplicação Artifact
O nome Artifact, representa a fusão de artigos, factos e inteligência artificial. A aplicação estará disponível para Android e iOS.
A maneira mais simples de definir o Artifact é compará-lo a uma espécie de TikTok para texto. A aplicação, abre um feed de artigos populares escolhidos pelo utilizador, numa lista seleccionada de editores que vão desde as principais organizações de notícias como o New York Times, até blogs de pequena escala sobre tópicos de nicho.
Ao clicar nos artigos que lhe interessam, o Artifact, passa fornecer, automaticamente, histórias semelhantes e vídeos sobre os temas escolhidos. Como o TikTok, vai ajustando o algoritmo ao longo do tempo.
Os utilizadores beta, do Artifact, estão a testar dois recursos que a Systrom, espera que se tornem os pilares principais da aplicação.
Um deles é um feed que mostra artigos postados por utilizadores que escolheram seguir, juntamente com os seus comentários.
A segunda, é uma caixa de entrada de mensagem directa que permite discutir os posts que lê com os seus amigos.
De certo modo, o Artifact, pode parecer um retrocesso, uma vez que as grandes plataformas sociais inspiradas no sucesso do Tik Tok, passaram os últimos anos a desenvolver produtos de vídeo curtos com o objectivo de alcançarem a receita de publicidade que os acompanha.
No entanto, em contracorrente, o Artifact, está mais interessado no texto. Os fundadores, esperam que mais de uma década de conhecimento acumulado e os recentes avanços no campo da inteligência artificial, ajudem a aplicação a atingir uma grande audiência.