Os problemas da Inteligência Artificial aplicada na indústria dos “media”
A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ser desenvolvida e aplicada em várias áreas de estudos.
Uma das mais recentes evoluções no campo da IA é uma tecnologia que permite a criação automática de imagens a partir de texto.
Andrew DeVigal, jornalista da Poynter, admitiu que sempre suspeitou que esta tecnologia teria um impacto no futuro, argumentando que o futuro é agora.
Acrescentou, também, que “as inovações da IA generativa mudarão a forma como criamos e consumimos os media, revolucionando o mercado criativo e as indústrias de comunicação”, como já é possível observar com as ferramentas de criação de texto automático que já existem.
Muitos sistemas de IA generativa têm sido publicados online, como, por exemplo a beta do Midjourney, o DreamStudio Lite da Stability.ai e, inclusive, o código aberto desta última, que permite “gerar arte num dispositivo local sem pagar pelo serviço online”.
Isto permite, entre outros, “alimentar” o computador com centenas de imagens específicas, criar uma série de retratos falsos de figuras públicas ou imitar diferentes estilos próprios de artistas específicos.
É precisamente esta amplitude de possibilidades que gera controvérsias e contribui para o argumento de que “a arte feita a partir de IA generativa é uma ameaça”.
Com este sistema, é possível que um artista original não tenha crédito sobre uma imagem gerada artificialmente que copia o seu estilo ou em que este está presente.
O jornalista sublinhou, igualmente, que não existem regulamentos sobre deep fakes, fotos criadas através da IA e arte realista, o que pode vir a contribuir para a desinformação que já contamina os media.
Novembro 22
DeVigal acrescentou que teme que as empresas fornecedoras destes sistemas, em relação às questões éticas, legais e morais que levanta, culpem os utilizadores que criam estas imagens, ao invés de criar uma política que o impeça de acontecer.
Apesar disto, a IA generativa continua a ser expandida, tendo sido, mais recentemente, criado um plugin para o Photoshop. Actualmente, este permite fazer algumas tarefas do trabalho de um editor (apesar de já a terminar em menos tempo que o habitual).
Tendo em conta que esta é uma ferramenta em desenvolvimento, é de esperar que consiga, cada vez mais, fazer tarefas de edição de imagem, tornando-se o “pesadelo de qualquer editor de fotografias de notícias”.
O jornalista conclui que, “além das questões éticas e legais que a tecnologia de IA generativa levanta, teme que a indústria dos media e da comunicação não esteja preparada para uma tal mudança”.
Foi consumada a transacção do jornal britânico The Observer, fundado em 1791 e considerado o mais antigo do mundo, apesar de dois dias de greve dos colaboradores, que se opunham ao negócio. O...
Um jornalista e pivô da CNN Portugal, João Póvoa Marinheiro, terá sido contratado por um agência de comunicação, segundo o jornal Página Um, “para apresentar, sob a forma de prestação...
O jornal Público abriu um programa de rescisões voluntárias, no quadro de um processo de reestruturação, que ficará em vigor até 6 de Janeiro próximo. Este programa permitirá aos...
A Google lançou uma nova ferramenta chamada Google-Extended, que permite aos editores de sites escolherem não ter os seus dados usados para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da...
Inteligência Artificial (IA), será usada para escrever artigos personalizados para os leitores da Buzzfeed. O preço das acções da companhia disparou após a notícia de que vai usar a tecnologia...
Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que tinham deixado o Facebook, em 2018, lançaram-se agora num novo empreendimento para desenvolver aplicações sociais de próxima...
O Facebook acaba de comprar uma startup de "interface cérebro-máquina", a CTRL-Labs, por um valor significativo. A empresa adquirida, usa uma combinação entre...
A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas dos mais diversos sectores. A Inteligência Artificial (IA) é, conforme Miguel Ormaetxea refere, na Media-tics, “a chave...
O Grupo Vice Media acabou de inaugurar um edifício-sede no Metaverse, um universo digital desenvolvido pelo Facebook, que pretende reproduzir, “online”, todas as actividades do...