Nova ferramenta da Adobe para combater “fake news”
As informações falsas estão a tornar-se cada vez mais difíceis de combater, já que circulam em diversos formatos, tais como fotografias manipuladas, e vídeos produzidos através de Inteligência Artificial.
Como tal, a Adobe juntou-se a diversas organizações noticiosas, para criar uma nova ferramenta, com a capacidade de identificar a origem de imagens.
Esta nova medida, apontou Sara Scire num artigo publicado no “Nieman Lab”, poderá ajudar os profissionais dos “media” a melhorarem os seus relatórios de “fact-checking” e, consequentemente, a diminuir a quantidade de “fake news” que circulam “online”.
Conforme apontou a autora, esta nova ferramenta, que ainda está em fase de desenvolvimento, ajudará, ainda, os utilizadores da internet a identificarem pormenores importantes sobre imagens manipuladas ou descontextualizadas.
O protótipo deste novo acessório de “fact-checking” demonstra que qualquer utilizador que tenha Photoshop poderá aceder a informações significativas, como a identidade autor de uma imagem, a data e o local em que foi captada e, ainda, a empresa que a distribuiu.
O director do departamento de Computer-Aided Instructions (CAI) da Adobe, Andy Parsons, revelou, entretanto, ao Nieman Lab que esta ferramenta deverá estar disponível já nos primeiros meses de 2022.
“Esta será uma forma alternativa e complementar de combater a desinformação no jornalismo. Em vez de detectarem possíveis alterações às imagens originais, os profissionais dos ‘media’ terão em conta a sua origem, e dados relativos à maneira como foi produzida”, disse Parsons. “O nosso próximo passo é tornar esta ferramenta acessível a todas as pessoas”.
Novembro 21
Até agora, o departamento de CAI da Adobe já estabeleceu parcerias com algumas empresas jornalísticas de renome, tais como o “New York Times”, a Gannett e a BBC.
Agora, a Adobe planeia continuar a aumentar o número de parceiros, de forma a ajudar mais profissionais a combater a desinformação de forma eficaz.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
A Google lançou uma nova ferramenta chamada Google-Extended, que permite aos editores de sites escolherem não ter os seus dados usados para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da...
Inteligência Artificial (IA), será usada para escrever artigos personalizados para os leitores da Buzzfeed. O preço das acções da companhia disparou após a notícia de que vai usar a tecnologia...
Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que tinham deixado o Facebook, em 2018, lançaram-se agora num novo empreendimento para desenvolver aplicações sociais de próxima...
A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ser desenvolvida e aplicada em várias áreas de estudos.
Uma das mais recentes evoluções no campo da IA é uma...
O Facebook acaba de comprar uma startup de "interface cérebro-máquina", a CTRL-Labs, por um valor significativo. A empresa adquirida, usa uma combinação entre...
A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas dos mais diversos sectores. A Inteligência Artificial (IA) é, conforme Miguel Ormaetxea refere, na Media-tics, “a chave...