Estudo revela que a desinformação também escapa aos jovens
Os jovens são tão susceptíveis de serem enganados pela desinformação como outros utilizadores da internet, segundo revelou um estudo da Universidade de Stanford.
Os jovens parecem ter, igualmente, dificuldades na avaliação de fontes digitais e em identificar a sua veracidade.
Joel Breakstone, Mark Smith e Sam Wineburg, de Stanford, e uma equipa da Gibson Consulting avaliaram a alfabetização digital de 3446 estudantes do ensino médio, entre Junho de 2018 e Maio de 2019.
Com base no estudo, foi possível concluir que 52% dos estudantes acreditavam que um vídeo, supostamente, mostrava o preenchimento de boletins nas primárias democratas, em 2016, quando se tratava de uma filmagem na Rússia. Apenas três dos mais de três mil estudantes da amostra foram procurar a fonte do vídeo.
Dois terços dos estudantes não conseguiram identificar, também, a diferença entre o conteúdo patrocinado, mesmo quando era identificado como tal, e as notícias, num teste que utilizou a página inicial da Slate como exemplo.
Para além disto, 96% dos estudantes não ponderaram que a relação entre um site sobre mudanças climáticas e uma empresa de combustíveis fósseis poderia afectar a credibilidade do site.
Novembro 19
"Quase todos os estudantes fracassaram. Noventa porcento não receberam crédito em quatro das seis tarefas", revelaram os investigadores.
"O objectivo deste estudo foi explorar se a intensa preocupação com a alfabetização informacional, desde 2016, teve um efeito sobre as habilidades digitais dos estudantes. Os jovens de hoje, três anos volvidos sobre o estudo original, estão preparados para fazer escolhas com base nas informações digitais que consomem?”
A amostra apresenta um perfil demográfico representativo dos alunos americanos do ensino médio, que foram sujeitos a seis tarefas para avaliar a sua capacidade de identificar informações confiáveis.
Os investigadores sugerem que "precisamos, desesperadamente, de abordagens baseadas em pesquisa para a alfabetização digital”.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
A maioria dos jornalistas portugueses concorda com políticas públicas de apoio a organizações jornalísticas privadas, segundo um estudo sobre o “Financiamento público dos media: o que pensam...
Um recente estudo da Gallup revelou que a percentagem de norte-americanos que diz confiar nos meios noticiosos desceu para valores até agora nunca registados, noticia o Axios. Apenas 31% dos...
Na sequência do programa Local Media for Democracy (LM4D), foi publicado um relatório sobre o combate aos desertos noticiosos e os factores de sucesso para um jornalismo local estável, anuncia a...