Estudantes de jornalismo preocupados com assédio na profissão
Um inquérito a estudantes de jornalismo revelou uma imagem preocupante do que acontece quando são enviados para o terreno, noticiou o Poynter. Além dos benefícios da prática, o trabalho no exterior acarreta, no entanto, alguns riscos.
Cada vez mais conscientes dos riscos, os estudantes estão, também, mais preocupados com a violência e as ameaças que vitimizam os jornalistas.
Ao falarem com vários jovens durante o último ano, Meg Heckman, Myojung Chung e Jody Santos consideraram que “educar os estudantes de jornalismo sobre o assédio no trabalho, é um passo crucial na remodelação da cultura profissional geral do jornalismo em algo mais inclusivo, acessível e de apoio a novos profissionais”.
Para além das ameaças sofridas devido à cor da pele, foram realçados, por jovens mulheres, casos de assédio no local de trabalho, quer por parte de professores, quer por parte de outros profissionais e colegas.
A maioria dos estudantes inquiridos queixou-se de assédios, “mas a resposta foi muitas vezes inexistente”. Cerca de metade dos inquiridos revelou que a sua universidade não tomou qualquer medida ou investigou a situação.
A solução foi, para 40% destes estudantes, abandonar o seu trabalho ou a aula que frequentavam. Houve mesmo quem desistisse de trabalhar no jornalismo.
Setembro 22
Perante os dados recolhidos, o grande desejo dos estudantes passou pela necessidade de que os seus professores e formadores sejam mais proativos em relação a este tipo de abordagem.
Os investigadores apresentaram alguns modelos que podem servir em caso de assédio no trabalho, como os que existem na TrollBusters, no Comité de Proteção dos Jornalistas e no Centro DART de Jornalismo e Traumatologia. Também, a Sociedade de Jornalistas Profissionais, bem como a organização de palestras podem ajudar a lidar com estas questões.
Foi realçado, ainda, que “a falta de resposta a estes desafios terá consequências duradouras para os nossos estudantes, para o campo do jornalismo e para a própria democracia”, reforçando a importância das escolas e universidades enquanto educadores.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...