Britânicos desconfiam da cobertura mediática do Covid-19
Os “media” têm sido cruciais para manter os cidadãos informados sobre os desenvolvimentos do coronavírus, mas, de acordo com um relatório do Reuters Institute, a confiança dos britânicos, quanto à cobertura jornalística da pandemia, tem vindo a diminuir.
Segundo indica o estudo -- que analisou inquéritos realizados em Agosto --um terço dos cidadãos britânicos acredita que a cobertura mediática agravou a crise pandémica.
Ademais, apenas 7% dos inquiridos considera que as notícias sobre a covid-19 contribuíram para a segurança dos cidadãos e 46% reitera que os artigos sobre este tema não tiveram qualquer efeito no bem-estar da população.
Neste contexto, quase 30% dos inquiridos sugeriram que a imprensa exacerbou a gravidade da pandemia.
Da mesma forma, o relatório indica que, desde Abril, o acesso a “sites” de notícias diminuiu 17% e o visionamento de boletins informativos na televisão decresceu 22%.
Outubro 20
Além disso, cerca de 15% da população inglesa deixou de consultar os “media” para obter informações sobre a pandemia.
Ademais, menos de metade dos cidadãos inquiridos (45%) consideram que as organizações noticiosas são dignas de confiança, o que representa uma quebra de 12 pontos percentuais, face a Abril.
Contudo, a queda na confiança no governo britânico foi ainda mais pronunciada, diminuindo de 67% em Abril para 44% em Agosto.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
“Numa longa linha de tecnologias digitais (smartphones, redes sociais), a inteligência artificial (IA) generativa é mais uma força sociotécnica que os jornalistas não criaram nem pediram, mas...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...