A influência dos jornais comunitários na democracia local
As notícias regionais são essenciais para a participação cívica e para a presença dos cidadãos nas mesas de voto, apontou um estudo realizado pelo Plum Consulting for the Department of Digital, Culture, Media and Sport e citado pela “Press Gazette”.
De acordo com aquele relatório, a existência de jornais comunitários, numa determinada localidade, faz com que a abstenção de voto diminua 0.37 pontos percentuais. Verifica-se, assim, uma correlação positiva entre os artigos de índole local e a participação na democracia da região.
Contudo, este efeito deixa de ser tão significativo quando existe, apenas, um jornal de notícias locais, numa dada comunidade.
Perante estes resultados, o relatório indica que deverão ser implementados mais apoios à imprensa, já que o número de regiões britânicas com cobertura mediática profissional diminuiu, substancialmente, entre 2007 e 2019.
E, caso o número de jornais locais continue a decrescer, a democracia local poderá deteriorar-se, alerta o relatório.
Perante este quadro, o estudo analisou medidas adoptadas por outros países, que têm procurado melhorar a qualidade dos “media”.
Outubro 20
Por exemplo, no Canadá, o trabalho jornalístico é subsidiado através de um crédito fiscal.
Por outro lado, França tem um sistema "vasto e complexo" de ajuda à imprensa, que atribui "pequenas subvenções" a jornais semanários de incidência local, com o objectivo de garantir o pluralismo no mercado.
O relatório conclui, desta forma, que o mercado britânico deve proceder a uma implementação de medidas “fundamentadas”, para o bem do interesse público.
A plataforma espanhola Maldita concluiu que a rede global de verificação de factos GFCN tenta imitar redes internacionais de fact-checking, como a Rede Internacional de Verificação de Factos...
Um artigo publicado no Le Monde aborda a forma como o Ocidente está a perder a “batalha da informação internacional”. Sob a ordem de Donald Trump, a Voz da América deixou de emitir, assim...
Um estudo da Media Innovation Network e da International News Media Association, divulgado pelo +M, considera que os meios de comunicação devem combater a fuga às notícias, adoptando um modelo...
“Numa longa linha de tecnologias digitais (smartphones, redes sociais), a inteligência artificial (IA) generativa é mais uma força sociotécnica que os jornalistas não criaram nem pediram, mas...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...