Lendário “cartoonista” da revista “Mad” morre aos 102 anos

O artista por detrás da famosa invenção da capa dobrável que se contraía e cartoonista pioneiro da revista Mad, morreu aos 102 anos, num hospital de Manhattan por falência de órgãos, comunicou a sua neta ao New York Times.
All Jaffee ingressou na Mad em 1955, três anos após o seu lançamento, foi colaborador da revista durante sete décadas e só se reformou quando tinha 99 anos.
Detentor do recorde do Guinness pela carreira mais longa na área dos cartoons, Jaffee é conhecido por inventar vários dos personagens mais famosos da revista Mad, como o Snappy Answers to Stupid Questions e pela icónica invenção da capa de revista, onde a ilustração que aparecia na contracapa de cada edição, ao ser dobrada, revelava uma segunda imagem oculta. A dobra foi originalmente projectada para fazer troça das páginas centrais, desdobráveis, de revistas como a Playboy.
Em 2016, com 95 anos, Jaffee disse ao The Guardian, que a sátira estava a tornar-se mais difícil, com políticos que não sentiam vergonha por mentir. “Acho que eles estão a derrotar a Mad, porque estão a superar tudo o que possamos pensar em fazer para mostrar a natureza cómica das suas reivindicações”, disse, acrescentando que “Os políticos costumavam dizer que iriam criar empregos para todos no país, dentro de dois anos, ou algo assim do género; agora afirmam que vão criar empregos para todos em Marte”, explicou.
Nascido com o nome de Abraham Jaffee, em 1921, em Atlanta, o cartoonista começou a trabalhar em cartoons logo após terminar o ensino secundário. Com apenas 20 anos, Jaffee vendeu uma sátira do Superman, intitulada Inferior Man, e um ano depois começou a trabalhar para Stan Lee, que viria a tornar-se o titã da Marvel.
O nome de Al começou a ser utilizado por Jaffee, durante a segunda guerra mundial, como forma de se proteger do anti-semitismo, altura em que trabalhou no Pentágono, fazendo panfletos e cartazes.
“Tive dois empregos durante toda a minha vida”, disse Jaffee ao New York Times quando se reformou. “Um deles era ganhar a vida. O segundo era entreter. Espero, até certo ponto, ter conseguido.”
Jaffee deixa dois filhos, Richard e Debora, duas enteadas, Tracey e Jody, para além de cinco netos, uma neta-enteada e três bisnetos.