“Washington Post” prepara-se para a nova era do jornalismo “online”
Com a pandemia e a digitalização da imprensa, muitos “media” foram forçados a reinventar-se, como forma de continuar a satisfazer a curiosidade e interesses dos seus leitores e de garantir a sua sustentabilidade financeira.
Os “media” norte-americanos têm estado na vanguarda deste movimento, com diversos títulos a apresentarem novas estratégias editoriais, com o objectivo de atrair novos leitores em todas as partes do mundo e de aumentar o número de fidelizações.
É esse o caso do “Washington Post”, que anunciou a contratação de 41 novos jornalistas, como forma de aproveitar a “omnipresença” da internet e de melhorar a sua cobertura noticiosa internacional.
Com este plano de expansão o “WP” quer, ainda, apostar em cinco “chaves” principais.
A primeira consiste na produção de notícias de última hora, uma área que contará com novos supervisores e, ainda, com um reforço na secção do “design”.
A segunda passa pela publicação de um maior número de artigos de “jornalismo explicativo”, que ofereçam contexto sobre os principais acontecimentos noticiosos, e respondam a questões frequentemente colocadas pelo público.
Já a terceira consiste na melhoria dos produtos audiovisuais, para que as reportagens sejam mais envolventes e atractivas.
Além disso, o “WP” quer, ainda, apostar nos conteúdos para uma audiência jovem, bem como na inovação de produtos noticiosos, “que definirão uma nova era do jornalismo digital".
Setembro 21
Este plano de expansão, explicou o jornal, demonstra “que o ‘Washington Post’ é uma empresa em ascensão, com ambições ilimitadas e uma capacidade crescente de satisfazer as necessidades dos leitores".
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...