Versões contraditórias sobre compra de publicidade pelo Estado
O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, anunciou que o processo de compra antecipada de publicidade institucional pelo Estado, no montante global de 15 milhões, está “neste momento, na sua fase final”.
Contudo, em comunicado, a Associação Portuguesa de Radiodifusão referiu, por sua vez, que a informação de que dispõe contraria esta versão.
Isto porque, apenas 32 de 258 rádios locais receberam, até agora, verbas da compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado.
“Atendendo a que nos encontramos a meio do mês de Novembro, é difícil acreditar que o processo de aquisição antecipada de publicidade do Estado estará totalmente concluído até ao final do ano, contudo continuamos a ter esperança que esta situação se concretize neste prazo”, acrescentou a APR, referindo, ainda, que remeteu a informação para o gabinete do secretário de Estado, “para que possa ter um conhecimento real do ponto em que se encontra todo o processo”.
Novembro 20
Recorde-se que, para ajudar os “media” no âmbito do impacto no sector da pandemia de Covid-19, o Governo aprovou a compra antecipada de publicidade institucional, no montante de 15 milhões de euros, dos quais 75% (11,2 milhões de euros) visavam a comunicação social de âmbito nacional.
Os restantes 25% de apoios destinavam-se aos “media” regionais e locais.
A imagem de uma criança palestiniana, que perdeu os braços quando fugia de um ataque israelita na faixa de Gaza, foi a fotografia vencedora do World Press Photo deste ano. A imagem foi registada...
O Columbia Journalism Review publicou um artigo que dá a conhecer a realidade vivida em Myanmar depois do sismo que atingiu o país. O terramoto foi a primeira grande catástrofe natural desde que a...
A Press Gazette publicou um artigo que dá a conhecer a RocaNews, uma start-up americana de notícias fundada em 2020 por três empreendedores na casa dos 20 anos. O objectivo é provar que o...
Quando a USAID começou a ser desmantelada, os estudantes jornalistas do The Arkansas Traveler perceberam que os impactos não eram apenas internacionais — afectavam também o noroeste do Arkansas....
“A indústria dos jornais impressos está em agonia terminal. Isto já não é um segredo entre os economistas, publicitários e até entre alguns jornalistas, mas o grande público ainda não se...
O Le Monde noticiou que, no dia 8 de Abril, um juiz federal dos Estados Unidos, Trevor McFadden, ordenou que a Casa Branca restabelecesse o acesso da Associated Press (AP), depois de a agência de...
Os membros eleitos do Conselho de Redacção (CR) do jornal Público apresentaram a demissão, criticando a Direcção Editorial (DE) e “apontando atropelos aos mais elementares e essenciais...
Os directores da NPR e da PBS foram recentemente questionados no Congresso, num momento em que era discutida uma proposta de corte no financiamento federal às emissoras públicas. Um inquérito do...
A directora da BBC News, Deborah Turness, anunciou mudanças na forma de trabalho da sua equipa para combater a “tendência crescente de evitar as notícias”. Num artigo do jornal The Guardian é...