Universidades e Media suíços lançam Iniciativa para a Inovação
A Suíça dispõe de um mercado muito denso de media impressos, audiovisuais e digitais, e de uma rede de Institutos Superiores de grande qualidade. Os membros fundadores da IMI pretendem criar um interface entre estes dois mundos para apoiar e desenvolver a inovação nos media.
Os parceiros envolvidos criaram um fundo que terá a dotação anual de 650 mil francos suíços (cerca de 560 mil euros), para financiar projectos de investigação, fazendo apelo às competências dos estudantes e investigadores das universidades envolvidas. A recepção das candidaturas de projectos abre no Outono.
Segundo a notícia que citamos, temas actuais como o das fake news, o jornalismo de dados, a personalização dos conteúdos, a inteligência artificial, a Internet das coisas, as experiências imersivas, mas também os novos modelos de negócio, a monetização ou ainda os aspectos culturais e sociais dos media, vão poder ser abordados.
Mounir Krichane, engenheiro diplomado pela EPFL, membro de vários colectivos de inovação a nível suíço e europeu, dirige o Centre Média, braço operacional da Iniciativa.
Mais informação em Media-tics, presseportal.ch e EPFL