Com a chegada da era digital, os “media” começaram a procurar novas formas de garantir a sua sustentabilidade financeira, ou reafirmarem-se perante os novos padrões de consumo, e continuar a informar os leitores.
Desta forma, apareceram dois novos produtos, que foram adoptados pela maioria das publicações “online”: as “newsletters” -- nas quais a actualidade mediática é condensada em apenas alguns parágrafos -- e os “podcasts” -- que vieram dar protagonismo ao formato áudio.
Agora, graças ao interesse dos “media” em desenvolver uma relação com a audiência mais jovem, começou a emergir um terceiro elemento: as emissões ao vivo, através da plataforma Twitch.
Conforme apontou o “site” “Laboratorio de Periodismo”, o Twitch foi concebido, inicialmente, para a emissão de jogos de computador.
Contudo, ao permitir a interacção ao vivo entre diferentes utilizadores, esta tornou-se uma ferramenta atractiva para os “media”; que querem estabelecer um contacto mais próximo com os jovens.
Assim, os jornalistas de diferentes publicações têm a oportunidade de falar sobre diversos tópicos e de aceder, em directo, às questões colocadas pela sua audiência.
De acordo com a revista francesa “La Revue", esta aposta permite, assim, desenvolver novos métodos de contar histórias, funcionando particularmente bem em jornalismo de “nicho”.
Outubro 21
Além disso, as emissões via Twitch permitem conhecer melhor os interesses e dúvidas do público, conquistando a sua lealdade, e aumentando a probabilidade de fidelização.
Perante este cenário, o sociólogo Iago Moreno, da Universidade de Cambridge, acredita que o “Twitch é a rede social de vídeo que mais crescerá nos próximos anos, já que é um ponto de encontro de diferentes comunidades, e gera um sentimento de proximidade”.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...
As posições tomadas por Donald Trump em relação aos meios de comunicação social têm motivado reações de preocupação por parte das organizações de defesa dos media, agora que o...
O artigo 3.º do Regulamento Europeu relativo à Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA, do inglês European Media Freedom Act), referente ao “direito dos destinatários de serviços de...
Os níveis de impunidade relativamente a ataques a jornalistas continuam “muito altos” e os países devem comprometer-se a lutar contra este fenómeno, referiu a UNESCO, no passado dia 2 de...