O Sindicato dos Jornalistas considera que o Orçamento do Estado para 2021 deveria incluir medidas de apoio ao sector dos “media”, além de uma iniciativa para a literacia mediática.
Em declarações à Lusa, a presidente do Sindicato, Sofia Branco, salientou que “com excepção das empresas do sector empresarial do Estado,(...), não está nada previsto no Orçamento do Estado, que responda àquilo que nos parecem ser as exigências do sector, neste contexto”.
Aquela dirigente recordou, ainda, que o Governo demorou seis meses a estabelecer contactos com “media”, regionais e nacionais, para a atribuição das verbas da compra antecipada de publicidade institucional. Uma situação que considerou “inadmissível”.
Outubro 20
Perante este quadro, o SJ quer ser recebido pelo secretário de Estado do Cinema, do Audiovisual e Media, para discutir a criação de “vouchers” que incentivem os cidadãos a consumir produtos noticiosos.
Face à actual situação, a responsável considera “complicado falar da sustentabilidade do sector”.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...