Semanário propõe-se combater o “obscurantismo” em França
A partir de Novembro, os consumidores franceses irão contar com um novo semanário nos quiosques. Vai chamar-se “Franc-Tireur”, quer assumir-se como uma publicação “centrista” e é financiado pelo empresário checo Daniel Kretinsky.
“Estaremos contra tudo que ameace o universalismo republicano”, explicou Christophe Barbier , ex-director do “L’Express”, convidado por Kretinski para assumir as rédeas da publicação. “Quando falamos de centrismo, invocamos a ideia de algo suave, morno. Mas nós queremos construir algo muito poderoso, uma ofensiva”.
Conforme acrescentou Barbier, o “Franc-Tireur” será, por isso, “um arsenal intelectual e jornalístico para lutar contra a progressão do obscurantismo”, um forte de ideias contra o extremismo.
De acordo com o “Le Point”, Kretinsky, que controlará o “Franc-Tireur” através da sua “holding” editorial Czech media invest (Cmi) , decidiu abraçar este negócio após concluir que os franceses liam poucos semanários e que a maioria dos consumidores classifica os jornais como algo “sério, austero e um pouco chato”.
“Para combater as notícias falsas, não podemos contentar-nos com a verificação de factos”, antecipou um porta-voz do Cmi ao “Le Point”. “Precisamos de uma publicação com um estilo incisivo”.
Por isso mesmo, o novo título já revelou o nome de alguns dos seus principais colunistas, incluindo o filósofo liberal Raphaël Enthoven, que contribuirá com um editorial de primeira página todas as semanas.
Setembro 21
Ao lado dele estarão Caroline Fourest -- activista -- Philippe Aghion -- economista e professor de Harvard -- Rudy Reichstadt -- fundador do "Observatoire du conspirationnisme” -- Abnousse Shalmani -- escritora iraniana -- e, ainda, o jornalista Jean-François Kahn.
O “Franc-Tireur” também terá um espaço dedicado a reportagens de jornalistas “freelancer”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...