Realidade aumenta em projecto comum ao “NYT” e Facebook
O “New York Times” desenvolveu, em parceria com o Facebook, um projecto de realidade aumentada, que deverá ajudar na contextualização dos artigos publicados naquele jornal.
Esta iniciativa inclui, então, filtros de imagem, que poderão ser utilizados na rede social Instagram. Numa fase inicial, a ferramenta disponibilizará conteúdos sobre o centenário do sufrágio feminino, cobertura dos incêndios florestais na Califórnia, abordando, ainda, a qualidade do ar durante o período de confinamento.
Os utilizadores do Instagram podem interagir com os filtros e efeitos, através da página de perfil do “NYT”, sob o separador de efeitos. Estas imagens poderão, também, ser colocadas sobre fotografias originais.
De acordo com Monica Drake, editora-executiva no “NYT”, este projecto será útil para fazer chegar o jornalismo a mais pessoas. "Esperamos que, quando os utilizadores encontrarem estes filtros, visitem a nossa página, para lerem uma história mais completa".
Setembro 20
Por trás deste projecto estará, sempre, uma equipa do “NYT”, dedicada à Realidade Aumentada, que desenvolverá os filtros através da plataforma “Spark AR Studio".
O Facebook prestará apoio financeiro e técnico ao projecto, mas não terá qualquer influência na parte editorial.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...