No mês de Setembro, marcado pelo regresso ao trabalho, o consumo de rádio atingiu valores sem precedentes, com uma audiência acumulada de 61,2%, de acordo com a quarta vaga da Bareme Rádio, auditada pela Marktest.
Este foi, também, um mês de recordes para a Rádio Comercial, que com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na ordem dos 19,4%, registou o valor mais alto de sempre da rádio nacional, e voltou a assegurar a liderança do “ranking”.
O mesmo aconteceu com a RFM, que, com 19% de AVV, teve a sua melhor prestação de sempre.
“Estes valores são um claro sinal da vitalidade do meio rádio”, salientou o CEO da Media Capital Rádios (MCR), Salvador Bourbon Ribeiro, em entrevista para a “Meios e Publicidade”. “Estes números de audiências vêm, mais uma vez, confirmar que a rádio está viva e recomenda-se”.
A terceira estação mais ouvida do país continua a ser a M80, que registou um crescimento de duas décimas relativamente à vaga anterior, e conquistou uma AAV de 7,7%.
A distância que separa as estações que ocupam a terceira e quarta posições no estudo da Marktest é assim ampliada para 1,1 pontos percentuais, já que a audiência da Renascença se fixou nos 6,6%.
Outubro 21
O “top 5” das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Cidade FM.
Na análise aos resultados de audiência por grupos, a Media Capital Rádios manteve-se na liderança, aumentando a vantagem relativamente ao Grupo Renascença Multimédia. A RDP ficou-se pelo terceiro lugar.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...