“Quadratura do Círculo” termina na SIC com mudança em vista

Recorde-se que, Ricardo Costa disse ainda que se tratou “de uma decisão que tomou o seu tempo e não foi fácil”, mas que as alterações eram necessárias, com vista “a um canal mais ágil, que mantenha, obviamente, as suas características jornalísticas”.
Como referiu o Diário de Notícias, o programa teve origem na TSF, no final dos anos 1980, quando se chamava Flashback e era transmitido ao domingo. Era então moderado por Emídio Rangel, com a participação de José Magalhães, Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente; quando este último saiu foi substituído por Miguel Sousa Tavares e depois por Nogueira de Brito.
Ainda com o nome Flashback, já a meio dos anos 1990, passou a ser transmitido também na SIC, deixando a TSF em 2003.
O formato de debate político passou para a SIC Notícias em Janeiro de 2004, com o nome Quadratura do Círculo, levando então Carlos Andrade para a moderação e Lobo Xavier para o lugar de Nogueira de Brito. Ao longo do tempo houve alterações no painel de comentadores: o socialista José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho e este, em 2008, deu lugar a António Costa. Com a eleição de Costa para líder do PS, Jorge Coelho regressou ao programa.