A Impresa e a comunidade criativa Trojan Horse was a Unicorn (THU) anunciaram o lançamento de um fundo de 10 milhões de euros para desenvolver a indústria de entretenimento digital e interactivo em Portugal.
Através deste fundo, as empresas ambicionam criar “uma indústria forte e com potencial de exportação”, disse, em entrevista à agência Lusa, o presidente executivo da Impresa, Francisco Pedro Balsemão.
O entretenimento digital “é um mercado gigantesco a nível mundial, mas em Portugal não tem ainda a mesma expressão”, acrescentou aquele gestor, destacando que existe “imenso potencial”.
“A grande mais-valia é dar um passo também lá para fora (...) e podermos ter acesso directo, através da participação neste fundo, ao talento internacional e aos melhores conteúdos para as nossas plataformas digitais”, acrescentou Francisco Pedro Balsemão.
Esta sinergia com o THU é “complementar à nossa actividade”, referiu, salientando que o grupo Impresa “tem de estar em todas as frentes”.
O THU “é hoje a maior comunidade de criadores a nível mundial”, apontou, por sua vez, o fundador André Luís. “Os seus criadores (...) são artistas maravilhosos que não são empreendedores, ou seja, todas as suas ideias estão no papel e não confiam em ninguém”.
Esta sinergia pretende, assim, tirar partido das valências e competências de ambas as empresas para dinamizar a indústria criativa, introduzindo novos mecanismos para o seu desenvolvimento.
Setembro 21
“O objectivo é apoiar o talento local, com especial enfoque nos jovens”, referem as empresas, em comunicado.
A indústria de entretenimento digital é a terceira maior do mundo, sendo que, na Europa, o conjunto das indústrias criativas vale mais de 509 mil milhões de euros e estima-se que seja responsável por 12 milhões de postos de trabalho.
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