Os “podcasts” como protagonistas dos “media” em 2021
Os “podcasts” são um sector em crescimento, que deverá continuar a desenvolver-se em 2021, já que há cada vez mais consumidores a mostrarem-se leais, existindo boas perspectivas quanto ao mercado publicitário, recordou a redacção do “site” "Laboratório de Periodismo”.
A plataforma baseou-se num relatório desenvolvido pelo criador de “podcasts”, Steve Pratt, que questionou diversos especialistas em “media”, sobre as suas perspectivas futuras para estes conteúdos áudio.
De acordo com o criador da plataforma de “podcasts” Wondery, Hernan Lopez, as receitas publicitárias vão, mesmo, crescer. “Na última sondagem do Infinite Dial, realizada pouco antes da pandemia, a Edison Research estimou que 104 milhões de americanos com mais de 12 anos de idade ouviam ‘podcasts’ todos os meses”.
Assim, em 2021, a publicidade deverá gerar mais de mil milhões de dólares.
Da mesma forma, os empresários Sharon Taylor e Bob Pittman acreditam que a consolidação do "podcast'' continuará a um ritmo rápido e as principais plataformas e editoras tornar-se-ão ainda mais poderosas.
Neste contexto, o Spotify continuará a sua ascensão, a Amazon tornar-se-á um actor importante na “guerra das plataformas”.
Janeiro 21
Os peritos prevêem, igualmente, que serão adoptadas novas estratégias de conteúdo. As notícias deverão perder algum do protagonismo conquistado em 2020 -- devido à pandemia -- e é possível que o TikTok venha a apostar em programas de curta duração, aliados ao formato vídeo.
Por fim, os especialistas acreditam que a tecnologia ajudará os “podcasts” a tornarem-se mais personalizáveis e “amigos do utilizador”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...