Os “podcasts” como protagonistas dos “media” em 2021
Os “podcasts” são um sector em crescimento, que deverá continuar a desenvolver-se em 2021, já que há cada vez mais consumidores a mostrarem-se leais, existindo boas perspectivas quanto ao mercado publicitário, recordou a redacção do “site” "Laboratório de Periodismo”.
A plataforma baseou-se num relatório desenvolvido pelo criador de “podcasts”, Steve Pratt, que questionou diversos especialistas em “media”, sobre as suas perspectivas futuras para estes conteúdos áudio.
De acordo com o criador da plataforma de “podcasts” Wondery, Hernan Lopez, as receitas publicitárias vão, mesmo, crescer. “Na última sondagem do Infinite Dial, realizada pouco antes da pandemia, a Edison Research estimou que 104 milhões de americanos com mais de 12 anos de idade ouviam ‘podcasts’ todos os meses”.
Assim, em 2021, a publicidade deverá gerar mais de mil milhões de dólares.
Da mesma forma, os empresários Sharon Taylor e Bob Pittman acreditam que a consolidação do "podcast'' continuará a um ritmo rápido e as principais plataformas e editoras tornar-se-ão ainda mais poderosas.
Neste contexto, o Spotify continuará a sua ascensão, a Amazon tornar-se-á um actor importante na “guerra das plataformas”.
Janeiro 21
Os peritos prevêem, igualmente, que serão adoptadas novas estratégias de conteúdo. As notícias deverão perder algum do protagonismo conquistado em 2020 -- devido à pandemia -- e é possível que o TikTok venha a apostar em programas de curta duração, aliados ao formato vídeo.
Por fim, os especialistas acreditam que a tecnologia ajudará os “podcasts” a tornarem-se mais personalizáveis e “amigos do utilizador”.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...
Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...
O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...