O “Guardian” cresce e reforça confiança dos leitores
O jornal britânico “Guardian” anunciou que ultrapassou o patamar de um milhão de assinantes e doadores regulares.
Os números divulgados pelo Grupo Guardian News & Media mostram que, no último ano, as assinaturas digitais cresceram 60% -- de 632 mil em Novembro de 2019 para 900 mil. Contabilizam-se, ainda, 119 mil assinantes do formato impresso.
Se forem consideradas as contribuições pontuais, conclui-se que mais de 1,5 milhões de leitores apoiaram o “Guardian” no último ano.
A publicação considera que este crescimento foi impulsionado pela cobertura mediática da pandemia, das manifestações sociais e das eleições presidenciais nos EUA .
Com este resultado, o Grupo conseguiu mitigar algumas das perdas registadas a nível publicitário.
A editora-executiva do jornal, Katharine Viner, afirmou que “neste ano muito desafiante, os leitores chegaram ao 'Guardian' em números recorde, para consumirem reportagens rigorosas (...). É graças ao seu apoio que conseguimos manter o nosso jornalismo aberto e disponível para todos, e não apenas para aqueles que o podem pagar".
Dezembro 20
Por sua vez, a directora executiva do Grupo, Annette Thomas, felicitou o título por ter conseguido estabelecer relações profundas com os seus leitores.
Em 2014, o “Guardian” rejeitou a “paywall” e introduziu três modelos de consumo “online”: a leitura gratuita, as contribuições pontuais e as subscrições.
Aqueles que optam pela subscrição do jornal têm acesso à “app”, ao "liveblog" e à versão diária britânica.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...