“Novo” semanário nas bancas sem campanha de lançamento
Já não se vai chamar “Sol”, mas vai mesmo chegar às bancas.
O semanário da Lapanews -- do empresário Rui Teixeira dos Santos -- intitula-se, agora, “Novo”, na sequência de a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter rejeitado o título anteriormente proposto.
Num comunicado enviado à imprensa, o “Novo” apresentou-se como um jornal “de centro-direita” que “pretende afirmar-se como um hino à democracia e à liberdade”.
Chegará às bancas com “periodicidade semanal em papel”, “distribuição nacional” e complementado com uma “versão online”.
O “Novo” contará com quatro grandes editorias: Nação -- dedicada à actualidade política nacional -- Valor -- dedicada à economia, empresas e mercados -- Global -- dedica ao internacional -- Vida -- secção temática de ambiente, cultura, desporto e tecnologia.
No mesmo comunicado, o “Novo” destacou a sua equipa de cronistas, que conta com o presidente do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos, a dirigente da Iniciativa Liberal, Maria Castelo Branco, o deputado do PSD, Pedro Rodrigues e Rui Teixeira Santos, antigo proprietário do jornal “semanário”.
Na primeira edição deste novo jornal -- desenvolvida por uma equipa de 25 jornalistas, sob a direcção Octávio Lousada Oliveira e Diogo Agostinho -- incluem-se os resultados nas sondagens autárquicas para o concelho de Lisboa, bem como “ todos os detalhes da conversa secreta entre o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, e António Costa”.
O “Novo” destaca, ainda, o reaparecimento da revista de “lifestyle” “Olá”, anteriormente distribuída com o extinto “Semanário”.
Abril 21
Recorde-se que Rui Teixeira dos Santos, consultor da Abreu Advogados, comprou, através da Lapanews, a marca ‘Sol’ à Pineview Overseas, de Álvaro Sobrinho, com o objectivo de relançar o título.
A ERC rejeitou, contudo, o registo da publicação periódica ‘Sol’ a favor da Lapanews Edições e Comunicações SA, pelo que a empresa foi forçada a “rebaptizar” o semanário.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...