Não faltam candidatos para a administração da RTP…
Está a decorrer o processo de selecção para o novo Conselho de Administração da RTP, que conta com doze duplas a concurso.
De momento, foram confirmadas, pela agência Lusa, duas candidaturas: a de Fernando Lopes/Adriano Prates e de Carlos Veloso/Isabel Damásio.
Fernando Lopes é ex-director de “marketing” e vendas da Cabovisão. Já Adriano Prates passou pela direcção de “marketing” e vendas da EDP Comercial, pela antiga Zon Multimédia e foi consultor na McKinsey.
Também Isabel Damásio, ex-jornalista da RTP e professora da Universidade Autónoma, confirmou à Lusa que apresentou candidatura, em conjunto com Carlos Veloso, antigo presidente da RTC (Rádiotelevisão Comercial).
Os “media” nacionais apontaram, ainda, a dupla Nicolau Santos/ Hugo Figueiredo, presidente da Lusa e administrador da área de conteúdos da RTP, respectivamente.
Pedro Mota Carmo, presidente executivo da NOS Lusomundo Cinemas, é outro dos nomes mencionados pela imprensa, em parceria com Maria Mineiro, vice-presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Sérgio Figueiredo, ex-director de informação da TVI, e Ricardo Monteiro terão, igualmente, apresentado candidaturas.De acordo com a Lusa, metade das candidaturas foram espontâneas. Os restantes candidatos terão sido convidados a participar no processo de selecção da nova administração da RTP.
Março 21
Os candidatos, que tiveram de apresentar um Projecto Estratégico, deverão ser entrevistados pela empresa Boyden.
O Conselho Geral Independente (CGI) irá, igualmente, entrevistar os candidatos, o que deverá resultar, posteriormente, numa lista de finalistas.
Caberá, depois, ao CGI escolher a proposta vencedora.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...