Morreu o jornalista francês Jean-Louis Servan-Schreiber
Morreu, aos 83 anos, o jornalista e escritor francês Jean-Louis Servan-Schreiber, vítima de Covid-19.
Nascido em Boulogne-Billancourt a 31 de Outubro de 1937, Servan-Schreiber desempenhou um papel notável nos “media” franceses, ao fundar e dirigir alguns títulos conceituados.
A sua história de sucesso começou no seio familiar. Depois de terminar os estudos, em 1960, juntou-se ao jornal criado pelo seu pai, Emile Servan-Schreiber, o diário de negócios “Les Echos”.
Depois, em 1964, dirigiu, juntamente com o seu irmão, “L'Express”, que passou a ser considerada um modelo a seguir pelas revistas noticiosas.
Com Jean Boissonnat, fundou, em 1967, a revista “L'Expansion”. Pouco a pouco, a empresa adquiriu vários títulos, e passou a actuar em quinze países. Em 1994, foi forçado a vender o Grupo, devido à queda das receitas publicitárias.Porém, em 1997, retomou a sua acção enquanto “patrão dos ‘media’”, ao criar, em Marrocos, o semanário “Vie économique”.
Novembro 20
Nesse mesmo ano, adquiriu a revista mensal “Psychologies Magazine”, que, em poucos anos, aumentou a circulação de 75 mil para os 350 mil exemplares.
Jean-Louis Servan-Schreiber foi também autor de vários livros e ensaios, nomeadamente sobre economia.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...