Com a era digital, o modelo tradicional de negócio dos “media” passou a ser considerado obsoleto e pouco sustentável.
Como tal, os empresários e os jornalistas passaram a apostar em novas formas de financiar os seus projectos, como as subscrições digitais e, mais recentemente, as angariações de fundos.
É esse o caso do projecto de jornalismo independente “The Narwhal”, que financia as suas iniciativas através de “mini campanhas”.
Em entrevista para o “site” “mailchi.mp”, Emma Gilchrist, co-fundadora do “Narwhal”, afirmou que esta é a forma mais eficaz de conquistar o interesse dos leitores e convencê-los a apoiar as causas do jornal.
Ou seja, cada vez que o “Narwhal” pretende lançar uma nova iniciativa, contratar um novo profissional, ou angariar fundos para uma determinada reportagem, a equipa editorial pede o apoio dos assinantes e leitores.
Assim, o “Narwhal” deixa ao critério dos consumidores as causas que valem, ou não, a pena apoiar.
De acordo com Gilchrist esta é uma forma mais orgânica de conseguir apoios, já que os objectivos de cada angariação de fundos são, relativamente, baixos, e têm uma causa concreta associada.“Angariar fundos consiste em fazer do leitor o herói da história”, afirmou Gilchrist. “Podemos ter objectivos internos, para conquistar um determinado número de membros até uma determinada data, mas acho que é mais eficaz fazer ‘mini campanhas’ ao longo do ano, de forma a pedir aos leitores que apoiem um objectivo tangível e específico”.
Março 21
Gilchrist ressalva, por outro lado, a importância de informar os leitores sobre o desenvolvimento do projecto que decidiram apoiar.
Com isto, os assinantes ficam a ter conhecimento dos efeitos do seu apoio, e sentem-se inclinados para voltar a ajudar.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O Parlamento francês aprovou, no passado dia 20 de Novembro, a manutenção do actual mecanismo de financiamento dos serviços audiovisuais públicos do país, que corria o risco de passar a...
A partir de 6 de Janeiro, o jornalista Ricardo Costa passará a ser administrador do Grupo Impresa. Bernardo Ferrão será o novo director de informação da SIC e director da SIC Notícias, noticia...
A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) manifestou a sua preocupação com o atraso do lançamento dos resultados dos concursos ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social e...
Perante as ameaças crescentes à profissão, um grupo de jornalistas de Coimbra fundou recentemente a Propress — Associação Portuguesa de Jornalistas, noticia o Observador, citando a Lusa. Com o...
A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, no passado dia 21 de Novembro, uma alteração ao Programa Regional de Apoios à Comunicação Social Privada, para actualizar os valores dos apoios, que...
O governo regional dos Açores apresentou, no passado dia 19 de Novembro, o Plano de Acção para os Media Açorianos, visando o apoio aos órgãos privados, publicidade institucional e formações,...