Com a era digital, o modelo tradicional de negócio dos “media” passou a ser considerado obsoleto e pouco sustentável.
Como tal, os empresários e os jornalistas passaram a apostar em novas formas de financiar os seus projectos, como as subscrições digitais e, mais recentemente, as angariações de fundos.
É esse o caso do projecto de jornalismo independente “The Narwhal”, que financia as suas iniciativas através de “mini campanhas”.
Em entrevista para o “site” “mailchi.mp”, Emma Gilchrist, co-fundadora do “Narwhal”, afirmou que esta é a forma mais eficaz de conquistar o interesse dos leitores e convencê-los a apoiar as causas do jornal.
Ou seja, cada vez que o “Narwhal” pretende lançar uma nova iniciativa, contratar um novo profissional, ou angariar fundos para uma determinada reportagem, a equipa editorial pede o apoio dos assinantes e leitores.
Assim, o “Narwhal” deixa ao critério dos consumidores as causas que valem, ou não, a pena apoiar.
De acordo com Gilchrist esta é uma forma mais orgânica de conseguir apoios, já que os objectivos de cada angariação de fundos são, relativamente, baixos, e têm uma causa concreta associada.“Angariar fundos consiste em fazer do leitor o herói da história”, afirmou Gilchrist. “Podemos ter objectivos internos, para conquistar um determinado número de membros até uma determinada data, mas acho que é mais eficaz fazer ‘mini campanhas’ ao longo do ano, de forma a pedir aos leitores que apoiem um objectivo tangível e específico”.
Março 21
Gilchrist ressalva, por outro lado, a importância de informar os leitores sobre o desenvolvimento do projecto que decidiram apoiar.
Com isto, os assinantes ficam a ter conhecimento dos efeitos do seu apoio, e sentem-se inclinados para voltar a ajudar.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Um artigo do Columbia Journalism Review explora como a imprensa está a lidar com o ambiente político e social nos Estados Unidos, especialmente depois do regresso de Donald Trump enquanto...
O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2025 dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) alerta para uma crise sem precedentes na economia da informação, que ameaça a independência editorial e o...
O relatório de 2025 da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) classifica pela primeira vez a situação global da liberdade de imprensa como “difícil”, um nível abaixo do...
A Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) anunciou que as rádios locais vão boicotar a campanha para as eleições legislativas de 18 de Maio, em protesto contra a exclusão dos tempos de...
O Le Monde avança que alguns jornalistas freelancer que trabalham com a Agence France-Presse (AFP) criticam publicamente as condições laborais na empresa, apontando o uso de “contratos de...
Recentemente, o director da revista Le Point, Etiene Gernelle, revelou um “projecto de reorganização” que inclui a eliminação de 32 cargos permanentes e 26 cargos de freelancers...