O CPJ refere que a Colômbia foi o único país que não transitou da lista do ano anterior para esta. No ano passado, o país ocupou a oitava posição do índice.

 

Segundo o CPJ, 318 jornalistas foram mortos pelo mundo, num período de 10 anos, como retaliação pelo seu trabalho. Cerca de 86% dos casos não foram resolvidos.

 

“A impunidade que testemunhamos nesses [13] países, ano após ano, e o conhecimento de que as autoridades agem pouco contra aqueles que atacam a imprensa, prejudica a capacidade dos jornalistas em todo o mundo de fazer seu trabalho”, disse Courtney Radsch, do CPJ.

             

A pesquisa realizada pelo CPJ mostra que a impunidade se deve, na maior parte dos casos, à “corrupção sem controlo, instituições ineficazes e falta de vontade política para prosseguir investigações robustas”.

 

Mais informação em Knight Center.