Após o lançamento do projecto Facebook Journalism Project, em Março de 2019, a Meta tem vindo a cortar fundos, reduzir esforços e a demitir colaboradores.
Inicialmente, o projecto contava mobilizar trezentos milhões de dólares, ao longo de três anos, com o objectivo de “apoiar jornalistas e algumas redacções locais nas suas necessidades de coleta de notícias no futuro imediato, assim como ajudar organizações de notícias locais a construir modelos de negócios sustentáveis”.
Apesar da Meta ter declarado estar comprometida a ajudar o sector jornalístico, esta tem vindo reduzir os seus esforços, tendo demitido vários colaboradores, incluindo alguns dos encarregados das parcerias locais de notícias e o director de parcerias internacionais de notícias da Meta.
De acordo com o Nieman Journalism Lab, mais trabalhadores do sector de jornalismo da Meta têm continuado a perder os seus empregos, entre eles, um editor do programa de notícias, dois editores do programa de integridade de notícias e vários colaboradores.
Adicionalmente, o Wall Street Journal declarou que a Meta estava a considerar parar os pagamentos dos editores que fazem parte do programa Facebook News, como o Washington Post e o New York Times.
Estas mudanças permitem concluir que a Meta tem vindo a reduzir o investimento em conteúdo noticioso, verificando-se, também, que muitos dos esforços anteriores têm vindo a ser eliminados ou cancelados.
Dezembro 22
Por exemplo, apesar do website do Meta JornalismProject continuar aberto, registou-se que os cursos de formação anteriormente disponíveis, foram, agora, eliminados. Entretanto, o Instant Articles, criado para ajudar “os meios de comunicação a mudar a sua distribuição de notícias para dispositivos móveis”, foi encerrado.
Por sua vez, a Meta revelou que, actualmente, “menos de 3% do que as pessoas veem no feed do Facebook sãopublicações com links para artigos de notícias”, pelo que, como empresa, não faz sentido investir em áreas que não estejam alinhadas com as preferências do utilizador.
Outro motivo para estes cortes está na quebra de receita da empresa e das suas acções, uma vez que a Meta anunciou, recentemente, que planeia demitir cerca de onze mil pessoas no próximo ano, numa tentativa de cortar custos.
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