Jornalistas da “Q” criam nova “newsletter” musical
Depois do encerramento da revista de música “Q”, parte da equipa editorial da publicação decidiu juntar-se para criar uma nova “newsletter”.
Lançada no final de Fevereiro, a “New Cue” -- que será publicada semanalmente -- surge como uma resposta ao actual panorama mediático, em que os leitores preferem consumir produtos “online”, em detrimento do formato em papel, contando com a edição de Ted Kessler, Chris Catchpole e Niall Doherty.
Numa entrevista à imprensa inglesa, Kessler -- que desempenhava funções de editor-executivo -- afirmou estar entusiasmado por conseguir aproximar-se dos leitores através deste projecto, que descreveu como uma evolução “dos últimos anos da ‘Q’”, em que os jornalistas trabalhavam sem interferência editorial do Grupo Bauer Media.
Kessler revelou, ainda, que os subscritores da “newsletter” poderão esperar “entrevistas impertinentes e recomendações inspiradoras”.
“Quero [que a ‘newsletter’ tenha] várias secções curtas, em vez de uma leitura longa e contínua. (...) Isto não é a ‘New Yorker’”, acrescentou.
Além disso, Kessler garante que a principal motivação para o lançamento da “New Cue” foi a possibilidade de poder voltar a colaborar com os colegas, integrar uma equipa e recuperar “o ritmo de uma publicação”.
Fevereiro 21
As primeiras edições da “newsletter” serão gratuitas. Após uma fase experimental, os leitores interessados poderão optar por pagar cinco libras por mês, ou pelo pacote anual.
Recorde-se que a revista “Q” fechou as portas no Verão de 2020, após 34 anos em circulação.
À época, Kessler, justificou a medida com os efeitos do confinamento, acrescentando que, apesar dos esforços, não havia salvação possível para o título.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...