Jornal digital espanhol “eldiario.es” cresce em assinaturas
O jornal digital “eldiario.es” conquistou, no último semestre, mais 10 mil assinaturas, graças a artigos de investigação, sobre figuras políticas espanholas.
Em Março, o jornal “online” iniciou a publicação de uma série investigativa, sobre o alegado “tratamento favorável” da presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes, durante a realização de um mestrado.
Durante vários dias, a publicação digital desmantelou as justificações apresentadas por Cifuentes, que acabou por demitir-se, um mês após a publicação da primeira reportagem exclusiva.
Um mês depois, "elDiario.es" publicou uma outra reportagem, desta vez sobre Pablo Casado, presidente do Partido Popular. De acordo com a investigação, aquele responsável não tinha realizado uma "pós-graduação de Harvard", como afirmava no seu currículo, mas um “workshop” de quatro horas numa cidade perto de Madrid.
A publicação deu origem a uma investigação aprofundada sobre os estudos de Casado, encontrando ligações entre um curso de mestrado realizado pelo político na Universidade Rey Juan Carlos e o de Cristina Cifuentes.
Outubro 20
Já em Setembro, “elDiario.es” revelou que a ex-Ministra da Saúde, Carmen Montón, tinha sido beneficiada na Universidade Rey Juan Carlos.
Assim, em apenas seis meses, “eldiario.es” passou de 22 mil assinantes para cerca de 33 mil, com acesso exclusivo a “newsletters”, edições impressas, e reportagens.
Graças a este crescimento, o jornal “online” obtém agora 40% dos seus rendimentos através de subscrições, e está mais próximo de alcançar um modelo de negócio auto-sustentável.
A empresa espera ultrapassar, este ano, o meio milhão de euros em lucros.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Os principais responsáveis dos grupos de comunicação social em Portugal alertaram para uma nova crise iminente no sector dos media, motivada pela inteligência artificial...
O Grupo Impresa confirmou as notícias que davam conta de negociações com o Grupo MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, para venda de até 33% do...
Lançada em Janeiro de 2020, a Will surgiu como uma nova plataforma de jornalismo digital italiana, alcançando sucesso durante a pandemia, quando o consumo de notícias nas redes...
A União Europeia recebeu um apelo de mais de uma centena de organizações da sociedade civil europeia para assegurar um investimento robusto, estratégico e de longo prazo em...
O Centro Europeu de Jornalismo lançou o primeiro mapa europeu dedicado ao jornalismo ao vivo, uma prática emergente que transforma reportagens em experiências partilhadas com o público....
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalista e investigador Carlos Castilho analisa a transformação pela qual passa o...