Jornal digital espanhol “eldiario.es” cresce em assinaturas
O jornal digital “eldiario.es” conquistou, no último semestre, mais 10 mil assinaturas, graças a artigos de investigação, sobre figuras políticas espanholas.
Em Março, o jornal “online” iniciou a publicação de uma série investigativa, sobre o alegado “tratamento favorável” da presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes, durante a realização de um mestrado.
Durante vários dias, a publicação digital desmantelou as justificações apresentadas por Cifuentes, que acabou por demitir-se, um mês após a publicação da primeira reportagem exclusiva.
Um mês depois, "elDiario.es" publicou uma outra reportagem, desta vez sobre Pablo Casado, presidente do Partido Popular. De acordo com a investigação, aquele responsável não tinha realizado uma "pós-graduação de Harvard", como afirmava no seu currículo, mas um “workshop” de quatro horas numa cidade perto de Madrid.
A publicação deu origem a uma investigação aprofundada sobre os estudos de Casado, encontrando ligações entre um curso de mestrado realizado pelo político na Universidade Rey Juan Carlos e o de Cristina Cifuentes.
Outubro 20
Já em Setembro, “elDiario.es” revelou que a ex-Ministra da Saúde, Carmen Montón, tinha sido beneficiada na Universidade Rey Juan Carlos.
Assim, em apenas seis meses, “eldiario.es” passou de 22 mil assinantes para cerca de 33 mil, com acesso exclusivo a “newsletters”, edições impressas, e reportagens.
Graças a este crescimento, o jornal “online” obtém agora 40% dos seus rendimentos através de subscrições, e está mais próximo de alcançar um modelo de negócio auto-sustentável.
A empresa espera ultrapassar, este ano, o meio milhão de euros em lucros.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...
“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...
A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...
A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...
O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...
O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...