O jornal “João Semana”, publicado há 107 anos no concelho de Ovar, está suspenso por tempo indeterminado devido a constrangimentos financeiros e dificuldades em angariar apoios locais, de acordo com a agência Lusa.
Inicialmente semanal, e nos últimos anos com periodicidade quinzenal devido ao mesmo tipo de problemas, este jornal do distrito de Aveiro é propriedade da Fábrica da Igreja de Ovar e, até Novembro de 2020 era dirigido pelo pároco Manuel Bastos.
No mês seguinte, o padre Vítor Pacheco, que assumiu a direcção do periódico, contactou os assinantes do “João Semana” a alertar para “encargos incomportáveis” com a manutenção do jornal e apelando à angariação de novos assinantes.
As colectas na igreja, durante as missas, também foram insuficientes para auxiliar o quinzenário: “os constrangimentos causados pela pandemia reduziram, drasticamente, as ofertas recebidas na igreja, o que veio agravar ainda mais a sua debilidade económica”.
“As pessoas não têm noção do esforço que manter o jornal implica e estamos a tentar arranjar soluções que permitam salvaguardar a continuidade da marca, contactando empresas e instituições, de alguma responsabilidade, que nos possam ajudar”, declarou Victor Pacheco.
Defendendo que as vendas de uma tiragem quinzenal de mil exemplares — dos quais 900 para assinantes e 100 distribuídos em banca — não é suficiente para fazer face às despesas, o pároco reconheceu, por outro lado, que a audiência do jornal está envelhecida e que é necessário chegar a leitores mais jovens.
Abril 21
“Queremos voltar em novos moldes, com conteúdos mais apelativos, porque o jornal está a precisar de uma actualização e sem isso não conseguimos conquistar o público mais jovem, que está muito ligado à internet e às redes sociais”, explicou Victor Pacheco.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...