Jornais australianos fecham afectados pelo covid-19
A crise do sector mediático está a afectar a Austrália, onde dezenas de títulos fecharam portas, devido à quebra na circulação e das receitas publicitárias. Os “media” regionais foram as principais “vítimas”.
O Grupo Australian Community Media, por exemplo, que edita 170 títulos comunitários, anunciou a suspensão de algumas das suas publicações, em consequência do "impacto devastador" da pandemia, mas não especificou quantos jornais ficaram afectados.
De acordo com o CEO do Grupo, Antony Catalano, pelo menos quatro publicações, vão cessar a sua publicação periódica, suspendendo os contratos com os colaboradores de 20 de Abril até 29 de Junho.
Porém, não são apenas os “media” regionais que estão a sofrer com o colapso da indústria publicitária. Algumas das maiores empresas mediáticas australianas, incluindo News Corp Australia, Seven West Media, Ten Network e Nine Entertainment, sentiram-se forçadas a fazer cortes no orçamento.
Abril 20
A News Corp deixou de imprimir 60 jornais comunitários e pediu aos colaboradores que tirassem férias. Outros nove jornais do Grupo deixaram de imprimir secções que não estão a receber qualquer publicidade.
Além disso, as emissoras regionais têm pressionado o Governo a desencadear um fundo de apoio aos custos de transmissão, no valor de 48 milhões de dólares.
O ministro australiano das Comunicações, Paul Fletcher, deu a entender que estão em curso negociações para que sejam implementadas medidas de apoio. "As empresas de radiodifusão e os jornais estão a enfrentar pressões financeiras significativas, com as receitas da publicidade a diminuir drasticamente", afirmou Fletcher. "O governo reconhece que os meios de comunicação regionais são essenciais para informar e reforçar as comunidades locais”.
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