Jornais australianos fecham afectados pelo covid-19
A crise do sector mediático está a afectar a Austrália, onde dezenas de títulos fecharam portas, devido à quebra na circulação e das receitas publicitárias. Os “media” regionais foram as principais “vítimas”.
O Grupo Australian Community Media, por exemplo, que edita 170 títulos comunitários, anunciou a suspensão de algumas das suas publicações, em consequência do "impacto devastador" da pandemia, mas não especificou quantos jornais ficaram afectados.
De acordo com o CEO do Grupo, Antony Catalano, pelo menos quatro publicações, vão cessar a sua publicação periódica, suspendendo os contratos com os colaboradores de 20 de Abril até 29 de Junho.
Porém, não são apenas os “media” regionais que estão a sofrer com o colapso da indústria publicitária. Algumas das maiores empresas mediáticas australianas, incluindo News Corp Australia, Seven West Media, Ten Network e Nine Entertainment, sentiram-se forçadas a fazer cortes no orçamento.
Abril 20
A News Corp deixou de imprimir 60 jornais comunitários e pediu aos colaboradores que tirassem férias. Outros nove jornais do Grupo deixaram de imprimir secções que não estão a receber qualquer publicidade.
Além disso, as emissoras regionais têm pressionado o Governo a desencadear um fundo de apoio aos custos de transmissão, no valor de 48 milhões de dólares.
O ministro australiano das Comunicações, Paul Fletcher, deu a entender que estão em curso negociações para que sejam implementadas medidas de apoio. "As empresas de radiodifusão e os jornais estão a enfrentar pressões financeiras significativas, com as receitas da publicidade a diminuir drasticamente", afirmou Fletcher. "O governo reconhece que os meios de comunicação regionais são essenciais para informar e reforçar as comunidades locais”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Numa conversa com o Nieman Reports, Lina Chawaf, fundadora e directora da Radio Rozana, uma estação de rádio independente da Síria, partilhou as suas esperanças e preocupações para o futuro...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um relatório com o resumo dos dados mais relevantes relativos aos ataques aos jornalistas em 2024 em todo o mundo, incluindo profissionais...
No final de Novembro, o Governo de Israel aprovou uma medida no sentido de interromper as ligações com o jornal Haaretz, bem como o pagamento de publicidade institucional e de assinaturas naquela...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...