Informação institucional como fonte de receita para jornais
Com a pandemia, o modelo de negócio tradicional dos “media”, assente nas receitas publicitárias, passou a ser considerado pouco lucrativo e, mesmo, obsoleto.
Como tal, a publicidade institucional e os anúncios públicos (ou public notes, em inglês), passaram a assumir-se como uma das principais fontes de receita, já que asseguram a sustentabilidade de muitos títulos.
Perante este cenário, um grupo de jornalistas norte-americanos decidiu fundar a “start-up” “Column”, com o objectivo de facilitar o processo de distribuição e publicação dos “public notes”, nos “media” nacionais.
De acordo com o “Nieman Lab”, nos Estados Unidos, os “public notes" são utilizados, desde a época colonial, para informar os cidadãos sobre novas leis, subsídios ou, até, orçamentos públicos, enquanto garantem a estabilidade do sector mediático.
Assim, estes anúncios são, particularmente, benéficos para a imprensa local e comunitária, que, por norma, tem maior dificuldade em obter financiamento.
"À medida que a publicidade tem diminuído, os avisos públicos têm permanecido relativamente constantes e, por causa disso, tornou-se o financiamento de muitos jornais”, afirmou Jason Seaton, criador da “Column”.
"Há trinta anos, este teria sido um “plano B” para as publicações. Contudo, agora este pode ser considerado um fluxo de receitas muito fiável”.
Fevereiro 21
Posto isto, a “Column” está, agora, a estabelecer parcerias com diversos jornais regionais, nos Estados de Colorado, Kansas, Florida, Novo México,Maryland e Delaware.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...