Os jornais espanhóis têm registado dificuldades em acompanhar as tendências mediáticas da era digital, e atrasaram-se quanto à introdução de novas tecnologias, afirmou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-Tics”.
Exemplo disso mesmo é o “El País”, uma publicação espanhola conhecida em todo o mundo, mas que, ainda assim, não tem conseguido assimilar os modelos de negócio internacionais.
Assim, apesar de ter ao seu alcance uma audiência de 600 milhões de falantes de espanhol, o “El País” conta, apenas, 145 mil assinantes e com uma circulação de 70 mil exemplares diários.
Já a versão “online” contabiliza cerca de 19 milhões de utilizadores únicos mensais, segundo dados da Comscore, que, conforme indicou Ormaetxea, parecem ter sido inflaccionados.
Ou seja, continuou Ormaetxea, o “El País” continua a “anos-luz” de outros títulos em língua espanhola, tais como o argentino “Infobae”, que com um registo mensal de 90 milhões de leitores.
Isto acontece, apontou o autor, porque a equipa do jornal tem sido ineficiente no âmbito da modernização, mantendo o mesmo modelo de paginação e as mesmas secções há 45 anos.
Outubro 21
Perante este cenário, Ormaetxea defende que o “El País” deverá apostar na contratação de novos profissionais, especializados em conteúdos “online”, que possam ajudar o jornal a fazer a transição para a nova era dos “media”.
Da mesma forma, continuou o autor, aquele jornal deverá focar-se em publicar artigos de qualidade, distinguindo-se de “sites” de “fait-divers”.
Talvez assim, rematou Ormaetxea, a imprensa espanhola possa começar a aproximar-se dos grandes mercados mundiais, seguindo o caminho de publicações como o “New York Times”, “The Economist” e “The Washington Post”.
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