Os jornais espanhóis têm registado dificuldades em acompanhar as tendências mediáticas da era digital, e atrasaram-se quanto à introdução de novas tecnologias, afirmou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-Tics”.
Exemplo disso mesmo é o “El País”, uma publicação espanhola conhecida em todo o mundo, mas que, ainda assim, não tem conseguido assimilar os modelos de negócio internacionais.
Assim, apesar de ter ao seu alcance uma audiência de 600 milhões de falantes de espanhol, o “El País” conta, apenas, 145 mil assinantes e com uma circulação de 70 mil exemplares diários.
Já a versão “online” contabiliza cerca de 19 milhões de utilizadores únicos mensais, segundo dados da Comscore, que, conforme indicou Ormaetxea, parecem ter sido inflaccionados.
Ou seja, continuou Ormaetxea, o “El País” continua a “anos-luz” de outros títulos em língua espanhola, tais como o argentino “Infobae”, que com um registo mensal de 90 milhões de leitores.
Isto acontece, apontou o autor, porque a equipa do jornal tem sido ineficiente no âmbito da modernização, mantendo o mesmo modelo de paginação e as mesmas secções há 45 anos.
Outubro 21
Perante este cenário, Ormaetxea defende que o “El País” deverá apostar na contratação de novos profissionais, especializados em conteúdos “online”, que possam ajudar o jornal a fazer a transição para a nova era dos “media”.
Da mesma forma, continuou o autor, aquele jornal deverá focar-se em publicar artigos de qualidade, distinguindo-se de “sites” de “fait-divers”.
Talvez assim, rematou Ormaetxea, a imprensa espanhola possa começar a aproximar-se dos grandes mercados mundiais, seguindo o caminho de publicações como o “New York Times”, “The Economist” e “The Washington Post”.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Um artigo do Columbia Journalism Review explora como a imprensa está a lidar com o ambiente político e social nos Estados Unidos, especialmente depois do regresso de Donald Trump enquanto...
O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2025 dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) alerta para uma crise sem precedentes na economia da informação, que ameaça a independência editorial e o...
O relatório de 2025 da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) classifica pela primeira vez a situação global da liberdade de imprensa como “difícil”, um nível abaixo do...
A Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) anunciou que as rádios locais vão boicotar a campanha para as eleições legislativas de 18 de Maio, em protesto contra a exclusão dos tempos de...
O Le Monde avança que alguns jornalistas freelancer que trabalham com a Agence France-Presse (AFP) criticam publicamente as condições laborais na empresa, apontando o uso de “contratos de...
Recentemente, o director da revista Le Point, Etiene Gernelle, revelou um “projecto de reorganização” que inclui a eliminação de 32 cargos permanentes e 26 cargos de freelancers...