O Digital News Initiative -- fundo de inovação da Google -- distribuiu, ao longo dos últimos cinco anos, 7.8 milhões de euros por 32 projectos portugueses.
De acordo com a empresa, Portugal foi, assim, o sexto país que mais financiamento recebeu, apenas superado pela Alemanha (21,5 milhões de euros), França (20,1 milhões), Reino Unido (14,9 milhões), Espanha (12,1 milhões) e Itália (11,5 milhões),
Entre os projectos de jornalismo digital portugueses, quase metade (49%) dizem respeito à exploração de novas tecnologias, 24% para o combate à desinformação, 15% para a divulgação de histórias locais e 12% para o crescimento das receitas digitais.
O director para o desenvolvimento do “ecossistema” de notícias da Google , Madhav Chinnappa, destacou a criação da rádio Observador e do Nónio.
“Este movimento foi muito interessante para o áudio e desenvolvimento do serviço de voz,” sendo “um exemplo interessante de inovação”, apontou Madhav Chinnappa. A propósito do Nónio, Chinnappa disse que a iniciativa teve “a capacidade de inspirar a indústria”.
Outubro 20
Desde que foi lançado, em 2015, o projecto da Google atribuiu financiamento, ao “Observador”, à Plataforma de Media Privados (PMP), a projectos de jornalismo digital da Lusa, Cofina Media, Impresa, INESC, Universidade do Porto, Global Notícias, empresa Jornalística Região de Leiria, entre outros.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...