Fotojornalista portuguesa expõe no Visa pour l’Image
O festival de fotojornalismo Visa pour l’Image deste ano inclui uma exposição do trabalho da fotógrafa Patrícia de Melo Moreira, reflectindo um “olhar muito pessoal” sobre a realidade portuguesa.
“Temos sempre temas ligados à actualidade, portanto a Síria, o Iraque, a Etiópia. E também nos interessam os temas de sociedade originais. Este ano temos Gabriele Galimberti sobre as armas nos Estados Unidos ou Valérie Baeriswyl com os casamentos no Haiti e, claro, Patrícia de Melo Moreira, que tem um olhar muito pessoal sobre Portugal”, afirmou Jean-François Leroy, fotojornalista e cofundador do Visa pour l’Image, em declarações à agência Lusa, citadas pelo jornal digital “Observador”.
“A Agência France Presse enviou-nos o trabalho dela com um portfólio mais desenvolvido. Portugal é um país um pouco afastado das manchetes, excepto em determinados momentos como a crise financeira ou os incêndios, mas há aspectos da sociedade portuguesa que nos escapam e não correspondem à ideia de postal turístico que temos do país”, acrescentou Jean-François Leroy,
Patrícia de Melo Moreira é fotojornalista da Agência France Presse há dez anos. Foi a primeira mulher a vencer o prémio Estação Imagem, em 2018, com o trabalho “Verão Negro”, sobre os incêndios que fustigaram o país durante o verão de 2017.
Agosto 21
Além disso, Melo Moreira é, agora, a primeira mulher fotojornalista da Agência France Presse a expor o seu trabalho neste festival. A exposição “My Portugal”vai estar patente até 26 de Setembro no Convento des Minimes.
Lançado em 1989, o Festival “Visa pour L’Image” recebe cerca de 200 mil visitantes em cada edição, e é considerado uma paragem obrigatória para as maiores publicações mundiais como “The Guardian”, “The Washington Post”, “The New York Times”, “Frankfurter allgemeine”, “Paris Match”, “Le Monde” ou “Libération”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...