Estudo revela portugueses mais confiantes em notícias
Portugal, a par da Finlândia, é o país onde mais se confia em notícias, com 56% dos portugueses a afirmarem que acreditam na informação divulgada pelos “media”, revelou o Digital News Report 2020, da Reuters, que comparou o consumo mediático de 40 países.
“Os portugueses são unânimes no reconhecimento da centralidade do jornalismo na sociedade, com sete em cada 10 portugueses a considerarem que os “media” desempenham um papel importante no bom funcionamento das estruturas sociais contemporâneas”, indica o estudo.
A televisão continua a ser a principal fonte de notícias para mais de metade (55,8%) dos portugueses. Por outro lado, a internet e as redes sociais conquistaram importância, em detrimento da imprensa e da rádio.
Relativamente aos hábitos informativos, um quarto dos inquiridos lê notícias pelo menos seis vezes por dia, independentemente do formato. A maioria dos portugueses consome informação através do seu “smartphone”.
Junho 20
A marca que “reúne maior confiança por parte dos portugueses é a RTP 1 (80,4% confiam) seguida pela SIC (79,7%), “Expresso” (76,5%) e “Jornal de Notícias” (75,9%)”, pode ler-se, ainda, no documento.
“As marcas nativas digitais Observador, Notícias ao Minuto e Sapo, apesar de serem projectos informativos muito diferentes entre si, reúnem a confiança dos consumidores em proporções semelhantes, mais no fim da tabela”, prossegue o relatório.
Por faixas etárias, “o interesse por notícias em geral tende a aumentar com a idade”.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...