O conselho de administração (CA) do Grupo Global Media anunciou novas direcções para alguns dos seus títulos. Apesar de se aguardarem ainda formalidades internas, as nomeações têm efeito imediato.
Em comunicado, o CA informou que as jornalistas Rosália Amorim e Inês Cardoso serão, respectivamente, as novas directoras do “Diário de Notícias” e do “Jornal de Notícias”.
Por outro lado, Domingos de Andrade -- até então director do “Jornal de Notícias” -- irá assumir os cargos de director-geral editorial e de director da TSF.
O jornalista Pedro Ivo Carvalho foi o escolhido para director da “Volta ao Mundo”. Por sua vez, Joana Petiz passará a dirigir o “Dinheiro Vivo”. Já Manuel Molinos vai controlar as operações digitais do Grupo.
“Numa altura em que a incerteza domina e os efeitos da pandemia se sentem de forma avassaladora na actividade económica, é com confiança redobrada que a Global Media procede a mudanças na estrutura editorial dos seus títulos. Alterações que visam criar uma estrutura mais ágil e mais forte, com uma visão integrada das diferentes plataformas, capaz de liderar um processo de mudança que assegure a entrada numa nova fase do grupo, com um projecto de crescimento e de futuro”, pode ler-se no comunicado distribuído pelo CA.
Novembro 20
“Nesta oportunidade, o Conselho de Administração manifesta público reconhecimento aos jornalistas Leonídio Paulo Ferreira e a Pedro Pinheiro, dois dos principais quadros do Global Media Group”.
Recorde-se que, recentemente, a administração da Global Media Group havia anunciado um despedimento colectivo de 81 colaboradores, 17 dos quais jornalistas. Justificou-o, na altura, com a “crise sem precedentes” e a “profunda quebra de receitas do sector”.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...