Cofina passou de lucros a prejuízos no primeiro semestre
O Grupo Cofina registou prejuízos na ordem dos 1,3 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, um valor agravado pelos custos da OPA da Media Capital e pelos efeitos da pandemia.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cofina adiantou que “os resultados do primeiro semestre de 2020 ficaram marcados pela pandemia Covid-19 e pelos custos não recorrentes da operação de aquisição da Media Capital”.
O Grupo, adiantou, ainda, que pandemia “teve um impacto relevante nas receitas dos grupos de ‘media’, tendo-se assistido a quedas significativas em todas as rubricas que constituem as receitas, nomeadamente, a forte contração dos investimentos publicitários, receitas de circulação afectadas pela implementação das medidas de confinamento”. Além disso, a operação de aquisição da Media Capital gerou custos, não recorrentes, de cerca de 1,6 milhões de euros.
Setembro 20
“As receitas de circulação e as receitas de publicidade registaram decréscimos de 20,7% e de 28,8%, respectivamente”, refere-se, também, no comunicado, que acrescenta, ainda, que “as receitas associadas a ‘marketing’ alternativo e outros atingiram 8,3 milhões de euros (-7,1%)”.
Ainda assim ,a dívida líquida nominal da Cofina foi reduzida em cerca de um milhão de euros, nos últimos seis meses.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...