A BBC Four vai deixar de produzir conteúdo original e passar a emitir programas do arquivo, bem como concursos de talentos.
Esta decisão integra o plano de cortes do orçamento da emissora, que, há cinco anos, definiu que deveria alcançar uma poupança anual na ordem dos 800 milhões de libras.
No mais recente relatório anual, o operador público britânico especificou que a BBC Four passaria a ser “a casa dos arquivos mais conceituados” daquela emissora.
“As alterações propostas à BBC Four basear-se-ão na actual oferta de conteúdos de arquivo do canal, que já compreende 76% das suas horas de emissão”.
Segundo recordou o “Guardian”, ao longo dos últimos anos, a BBC Four produziu algumas das séries mais conceituadas do operador, como “Burton & Taylor” -- nomeada para um Emmy --, e a comédia “Detectorists” -- vencedora de um BAFTA.
Ainda assim, a direcção da BBC considerou que os conteúdos originais deste canal não estão a ser bem recebidos no iPlayer -- a plataforma de “streaming” do operador.
Neste sentido, o operador público irá, agora, focar-se em conteúdos para jovens adultos, retomando as emissões da BBC Three.
Da mesma forma, a BBC irá reforçar a aposta em conteúdos musicais e artísticos, a serem emitidos na BBC Two.
Março 21
Recorde-se que o governo britânico está a debater a despenalização do não pagamento das taxas de TV. Caso a proposta avance, a BBC terá de repensar o modelo de negócio, bem como as fontes de receita.
Além disso, o National Audit Office recomendou que o operador público implementasse mudanças no conteúdo programático, de forma a apelar às gerações mais jovens.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...