A “newsmagazine” “Sábado” vai adoptar uma nova política de acesso aos conteúdos.
Em entrevista à “Meios e Publicidade”, o director da publicação, Eduardo Dâmaso, revelou que a maioria dos artigos digitais -- entre 85 e 90% -- vai passar a ser reservada a assinantes. Apenas os temas da actualidade, como é o caso dos conteúdos relacionados com a covid-19, continuarão a ser de acesso livre.
“O digital traz uma prioridade totalmente diferente. Somos uma revista semanal no segmento das ‘newsmagazines’ e um diário digital de informação. No digital, a ‘Sábado’ é um diário em concorrência com os outros títulos de informação diária”, indicou.
Eduardo Dâmaso referiu, por outro lado, que a nova estratégia do título foi adoptada depois de serem analisados diversos “media” europeus. “Percebemos que tínhamos de avançar para o modelo de assinaturas. É essencial para alargar as fontes de receita, que até aqui eram muito dependentes do papel”.
O director da “Sábado” reitera, também, que os códigos publicados na revista, para aceder aos conteúdos fechados do “site”, serão uma forma de valorizar quem compra a revista em papel.
“Pode parecer quixotesco, mas o digital pode puxar pelo papel. Estávamos com bons números de venda em banca antes da covid-19, mas o contexto pandémico mudou tudo para toda a gente”.
Janeiro 21
As assinaturas exclusivamente digitais englobam várias opções e descontos, que podem ir da subscrição de um mês (6,99 euros) a um ano (119,80 euros).
Está, igualmente, prevista a opção “experiência”, para novos assinantes, que custará dois euros, durante três meses.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...