A Google lança Fundo para apoiar “jornalismo de excelência” na Europa

O fundo está aberto a candidaturas de “publishers estabelecidos no mercado, a actores puramente digitais, start-ups de notícias, parcerias colaborativas e a indivíduos baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)”.
Trata-se de um desafio inovador, reservado a todos os actores envolvidos na indústria europeia de notícias em ambiente digital, e que será materializado na forma de subsídios para projectos a implementar ao longo dos próximos três anos.
Haverá pelo menos dois períodos de candidaturas, estando a primeira já em curso, com o prazo limite de 4 de Dezembro. O próximo período terá início na Primavera de 2016, devendo os primeiros financiamentos ser atribuídos no início de 2016.
Os projectos escolhidos para receber financiamento - de acordo com a Google - serão aqueles que “demonstrem novas abordagens nas práticas do jornalismo digital, que apoiem o desenvolvimento de novos modelos de negócio, ou que possam, mesmo, mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais”.
O processo de selecção inicial estará a cargo de “uma equipa de projecto constituída por pessoas com experiência na indústria e por responsáveis da Google, que irão proceder a uma primeira análise em termos da elegibilidade, inovação e o impacto das candidaturas”, equipa essa que “fará recomendações sobre o financiamento para os projectos médios e protótipos ao Conselho do Fundo que supervisionará o processo de selecção “.
São membros do Conselho, além do presidente João Palmeiro, Alexander Asseily, fundador e CEO da State e da Jawbone, Arianna Ciccone, co-fundadora e directora do Perugia International Journalism Festival, Bartosz Hojka, CEO da Agora, Katharina Borchert, responsável online da Der Spiegel, Veit Dengler, CEO do Neue Zürcher Zeitung, Rosalia Lloret, responsável de relações institucionais da Online Publishers’ Association Europe, Bruno Patino, da Sciences-Po Journalism School, Murdoch MacLennan, CEO do Telegraph Media Group, Madhav Chinnappa, responsável de relações estratégicas da área de News and Publishers do Google, Torsten Schuppe, director de marketing EMEA do Google e Ronan Harris, vice-presidente do Google.