Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Tecnologias

O jornalismo e a Inteligência Artificial como chave de progresso

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas dos mais diversos sectores. A Inteligência Artificial (IA) é, conforme Miguel Ormaetxea refere, na Media-tics, “a chave para o progresso da humanidade”. Importa, então, perceber como é que os meios de comunicação se podem posicionar neste “mundo tecnológico”. Há grupos de média que têm já tirado proveito da IA para melhorar os seus resultados a nível de audiência, dos subscritores e, ainda, para publicar artigos automatizados. O aparecimento da IA arrastou, também, consigo, a necessidade invocada por leitores, para a visualização de imagens e vídeos de qualidade elevada. Uma investigação elaborada pelo Reuters Institute mostra que os repórteres são os que menos utilizam as novas tecnologias, recorrendo apenas àquelas com as quais estão já familiarizados. No entanto, para Ormaetxea, a capacidade de adaptação às novas tecnologias é imperativa para que se possa continuar na profissão. São ainda precisas muitas mudanças para que a IA seja, de facto, uma ferramenta para o jornalismo e para a procura de informação, refere.
Setembro 22
Partilhar:

Outras

Media

Vector aposta na IA para narração áudio de artigos

Perante os desafios colocados pelas novas ferramentas de Inteligência Artificial — como a IA Gemini da Google, que começou a gerar resumos directamente nas páginas de pesquisa, desviando...

Ler mais
Media

Follow the Money: um novo modelo de jornalismo

O Follow the Money (FTM), um veículo de investigação jornalística holandês, mostra ser um exemplo de sucesso na criação de um modelo de negócio sustentado por receitas dos leitores. Com quase...

Ler mais
Media

New York Times lança projecto original de assinatura familiar

O New York Times anunciou o lançamento de uma assinatura familiar digital, permitindo a partilha do acesso a todos os seus produtos (incluindo jornalismo, receitas, jogos e newsletters) por até...

Ler mais

+ Tecnologias

Tecnologias

Google-Extended como nova ferramenta para editores de sites

A Google lançou uma nova ferramenta chamada Google-Extended, que permite aos editores de sites escolherem não ter os seus dados usados para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) da...

Ler mais
Tecnologias

Buzzfeed aposta no ChatGPT para produção de textos

Inteligência Artificial (IA), será usada para escrever artigos personalizados para os leitores da Buzzfeed. O preço das acções da companhia disparou após a notícia de que vai usar a tecnologia...

Ler mais
Tecnologias

Fundadores do Instagram lançam a aplicação Artifact

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que tinham deixado o Facebook, em 2018, lançaram-se agora num novo empreendimento para desenvolver aplicações sociais de próxima...

Ler mais
Tecnologias

Os problemas da Inteligência Artificial aplicada na indústria dos “media”

A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ser desenvolvida e aplicada em várias áreas de estudos. Uma das mais recentes evoluções no campo da IA é uma...

Ler mais
Tecnologias

Onde se preconiza um mundo sem ecrãs no futuro

O Facebook acaba de comprar uma startup de "interface cérebro-máquina", a CTRL-Labs, por um valor significativo. A empresa adquirida, usa uma combinação entre...

Ler mais
Tecnologias

Vice Media aposta no Universo digital em novo edifício-sede

O Grupo Vice Media acabou de inaugurar um edifício-sede no Metaverse, um universo digital desenvolvido pelo Facebook, que pretende reproduzir, “online”, todas as actividades do...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos