Novas aquisições da Altice Media podem chegar a Portugal

A Altice Media, empresa do grupo de Patrick Drahi para o sector de comunicação social, é candidata à aquisição de três revistas do grupo Lagardère: a France Dimanche, a Ici Paris e a Télé 7 Jours, que vende 1,2 milhões de exemplares. Já faziam parte do seu património recente o Libération, L’Express e L’Expansion.
Segundo o Le Monde, a melhor proposta será a da Altice mas, contactados pelo jornal francês, nenhum dos envolvidos (Altice e grupo Lagardère) comentou as informações. O grupo de media alemão Bauer Media também estará na corrida, segundo a Reuters, mas a italiana Mondadori terá desistido.
Em Outubro, um dos sócios do grupo Lagardère (Arnaud Lagardère) admitiu que existia a possibilidade de vender estes títulos. No ano passado, o grupo vendeu 10 dos seus títulos principais, entre os quais a Be, Psychologie Magazine e Première, com o objectivo de concentrar os seus recursos na Elle, Europe 1 e Journal du Dimanche.
O grupo fundado por Patrick Drahi manifestou a ambição de reforçar a sua presença no sector dos media, tendo comprado, em França, vários títulos, entre os quais o Libération, L’Express, Stratégie e L’Expansion. O mais recente passo da Altice foi dado no final de Julho deste ano e passou pelo estabelecimento de uma parceria com o grupo francês NextRadioTv, que levará à criação de uma nova empresa no sector dos media. Este negócio implicou um investimento de mais de 600 milhões de euros.
Este movimento de novas compras da Meo pode chegar a Portugal. Em Abril deste ano, Mark Laufer, CEO da Altice Media Group, admitiu que a aquisição de meios de comunicação social portugueses não está excluída dos planos.